É, sem dúvida, um dos jogos rodeado de maior expectativa da nona jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. O Municipal de Tomar vai ser palco para o embate entre União e Amiense, duas equipas de topo na referida competição, o que, por si só, já seria suficiente para catalogar este duelo como electrizante. Mas há dados importantes a ter em consideração: o União de Tomar completou, no dia 1 de Novembro, um ano sem perder em casa, onde já não sofre golos desde há onze jogos, precisamente desde 20 de Dezembro de 2015. Perante este números, o Amiense apresenta como cartão de visita o actual segundo lugar, a apenas um ponto da liderança. A equipa de Rui Gaivoto apresenta a menor média de idades da prova mas nem por isso deixa de demonstrar capacidade para se bater em qualquer campo.
A jornada deste Domingo fica marcada pelo Cartaxo-Riachense, naquele que será o primeiro teste à condição de líder dos «alvinegros» que, refira-se, fora de portas… só sabem vencer. À espreita estará o Coruchense, que recebe o frágil Benavente que, certamente, irá pagar a factura da derrota que o emblema do Sorraia sofreu na última ronda. Ainda quanto ao quadro de jogos, referência para o Fazendense-Samora Correia, neste caso com novo teste à capacidade axadrezada… e logo num campo onde os almeirinenses têm sido donos e senhores. Registo, ainda, para o Mação-Torres Novas, onde se defrontam duas equipas em diferentes estados de espírito. No Pego, a equipa da casa tenta recuperar o fôlego inicial diante de um União de Almeirim em subida, enquanto que em Ourém defrontam-se duas equipas que necessitam de pontuar… para descansar um pouco.
1ª Divisão Distrital (AF Santarém) – Classificação: 1° Riachense, 19 pontos, 2°s Coruchense e Amiense, 18, 4° Samora Correia, 17, 5° U. Tomar, 16, 6° Mação, 13, 7° U. Almeirim, 12, 8° Fazendense, 11, 9° Cartaxo, 10, 10° Pego, 9, 11° Empregados do Comércio, 6, 12° Torres Novas, 5, 13° Ouriense, 4, 14° Benavente, 3. Próxima jornada (6/Novembro): Coruchense-Benavente, Cartaxo-Riachense, Pego-U. Almeirim, Mação-Torres Novas, Fazendense-Samora Correia, Ouriense-Empregados do Comércio e U. Tomar-Amiense.