O União de Tomar visita, neste Domingo, o campo dos Empregados do Comércio, em jogo a contar para a vigésima jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. Os nabantinos têm o terceiro lugar debaixo de olho até porque neste sábado, precisamente, há um empolgante Samora Correia-Amiense… e alguém vai ter de perder pontos. Mas, na verdade, não será tarefa fácil para o União de Tomar. Os Empregados, em plena luta pela fuga à despromoção, não perdem há cinco jogos e em casa não são batidos há quatro rodadas. Já os unionistas não vencem fora de portas desde há três rondas.
Mas o foco estará, certamente, na questão da luta pelo título, onde o Coruchense tem clara vantagem para as últimas sete jornadas. O emblema do Sorraia está numa série de sete vitórias seguidas e não perde há onze duelos. Recebe um Cartaxo na mó de baixo, que apenas ganhou um jogo nos últimos onze. Parece óbvio o favoritismo do líder, que terá assim uma tarefa mais fácil (na teoria) do que o perseguidor Riachense. Os «alvinegros» têm o Mação pela frente, uma equipa motivada pelas quatro vitórias nos últimos cinco desafios. Mas a equipa de Mário Nelson sabe que não pode escorregar mais.
Refira-se que a jornada começa neste sábado, com a realização do Samora Correia-Amiense, jogo onde o terceiro lugar estará em disputa. A formação do concelho de Santarém, apesar de lutar pela vitória – como é óbvio – sabe que o empate mantém os axadrezados à distância (ainda que outros adversários estejam de olho no campo da Murteira); já os samorenses, que em casa só somam uma derrota, têm neste jogo uma oportunidade de ouro para se chegarem mais à frente.
Na luta pela fuga à despromoção, curiosidade centrada no Benavente-Pego. Basta dizer que o «lanterna vermelha» irá jogar contra a única equipa que conseguiu vencer neste campeonato… já lá vão doze jogos, apenas um ponto conquistado neste percurso. Já o Pego, renovado com a chegada de Mazo, sabe que não pode desperdiçar pontos onde certamente ninguém irá desperdiçar. Como lidará uma equipa que não ganha há dez jogos com a responsabilidade de ter de vencer?
De ouvidos em Benavente estará o Ouriense, equipa que está na luta para fugir aos últimos lugares. O Atlético tem merecido elogios de quase todos os treinadores adversários mas a verdade é que não consegue conjugar as exibições com os pontos, de tal forma que apenas venceu um jogo nos últimos cinco. Aliás, os ourienses vêm de duas goleadas seguidas, onde encaixaram seis golos em Riachos e quatro com o União de Almeirim. No outro lado estará um Torres Novas ferido no orgulho fruto de duas derrotas seguidas.
Finalmente, para completar esta perspectiva, registo para o derbie do concelho de Almeirim. União e Fazendense defrontam-se no D. Manuel de Mello e o favoritismo terá que ser entregue aos donos da casa pois ainda não sofreram qualquer derrota no seu campo. São duas equipas em alta: o União não perde há quatro jogos enquanto o Fazendense está com duas vitórias seguidas, uma das quais diante do candidato Riachense.
1ª Divisão Distrital – Classificação: 1° Coruchense, 47 pontos, 2° Riachense, 39, 3° Amiense, 35, 4° Samora Correia, 32, 5°s U. Tomar e Fazendense, 31, 7° Mação, 30, 8° U. Almeirim, 29, 9° Torres Novas, 26, 10° Empregados do Comércio, 19, 11° Ouriense, 18, 12° Pego, 16, 13° Cartaxo, 15, 14° Benavente, 4. Próxima jornada (25/Fevereiro): Samora Correia-Amiense; (26/Fev.): Empregados do Comércio-U. Tomar, Torres Novas-Ouriense, U. Almeirim-Fazendense, Benavente-Pego, Riachense-Mação e Coruchense-Cartaxo.