O título da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém joga-se no domingo que se avizinha. Fátima, Ferreira do Zêzere e Abrantes e Benfica entram para a última jornada com esperanças de poder chegar ao primeiro lugar, sendo que, nesta altura, é o conjunto fatimense (na foto) que tem a ‘faca e o queijo’ na mão, mercê da vantagem de um ponto sobre o segundo classificado, o emblema ferreirense. Ou seja, o Fátima sabe que se ganhar será o novo campeão distrital. Só que a equipa de Gonçalo Carvalho irá jogar em Abrantes, diante de outro dos interessados nesta contenda. E se os abrantinos vencerem, então ficarão com vantagem no ‘mano-a-mano’ sobre o Fátima. Para o Ferreira do Zêzere, por sua vez, só interessa um deslize do líder, isto caso faça o que tem a fazer: vencer o Coruchense.
FÁTIMA CAMPEÃO:
Se vencer em Abrantes;
Se empatar em Abrantes e o Ferreira do Zêzere não ganhar ao Coruchense.
FERREIRA DO ZÊZERE CAMPEÃO:
Se ganhar ao Coruchense e o Fátima não ganhar em Abrantes;
Se empatar com o Coruchense e o Abrantes e Benfica ganhar ao Fátima*
ABRANTES E BENFICA CAMPEÃO:
Se ganhar ao Fátima e o Ferreira do Zêzere não ganhar ao Coruchense.
*MINI-CAMPEONATO A TRÊS
Se, por exemplo, Ferreira do Zêzere e Coruchense empatarem e o Abrantes e Benfica ganhar ao Fátima, então as três equipas irão ficar igualadas no topo da classificação, com 68 pontos. Neste particular, no mini-campeonato a três, os ferreirenses e os abrantinos somariam sete pontos, ao passo que o Fátima se iria ficar, apenas, pelos dois, ou seja, ficaria desde logo afastado do título. No ‘mano-a-mano’ entre Ferreira do Zêzere e Abrantes e Benfica, há a registar uma vitória para cada um, com vantagem para os comandados de Mário Nelson, que ganharam em casa por 2-0 e perderam fora por 1-2.
HISTÓRIA:
O Fátima persegue o seu terceiro título da 1.ª Divisão Distrital – repetindo feitos de 2015/16 e de 1983/84. Já o Ferreira do Zêzere quer inscrever o nome pela primeira vez na lista de vencedores, assim como o Abrantes e Benfica, que recebeu a União Abrantina, a sucessora do Abrantes Futebol Clube, emblema que em 2002/03 foi campeão distrital.
1.ª Distrital da Associação de Futebol de Santarém – Classificação: 1.° Fátima, 68 pontos, 2.° Ferreira do Zêzere, 67, 3.° Abrantes e Benfica, 65, 4.° Fazendense, 62, 5° Coruchense, 53, 6.° Mação, 44, 7.° Samora Correia, 41, 8.° Torres Novas, 39, 9.° Alcanenense, 38, 10.° Cartaxo, 33, 11.° Salvaterrense, 31, 12.° Amiense, 29, 13.° Ouriense, 26, 14.° Forense, 25, 15.° Moçarriense, 24, 16.° Vasco da Gama, 1. Próxima jornada (19/Maio): Torres Novas-Fazendense, Mação-Ouriense, Amiense-Salvaterrense, Vasco da Gama-Moçarriense, Ferreira do Zêzere-Coruchense, Samora Correia-Cartaxo, Abrantes e Benfica-Fátima e Forense-Alcanenense. Foto Centro Desportivo de Fátima, Facebook