FERREIRA DO ZÊZERE – Município «reafirma a sua responsabilidade na proteção do...

FERREIRA DO ZÊZERE – Município «reafirma a sua responsabilidade na proteção do ambiente»

O Município de Ferreira do Zêzere assinalou, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água. Num período em que é determinante defender o uso moderado da água e a preservação da natureza no seu todo, a autarquia decidiu, assim, ‘sublinhar’ estas efemérides junto da população escolar do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sensibilizando-a para estas matérias. Assim, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore foi oferecido a cada criança um kit (Como semear uma árvore) com um livro ilustrado, uma caixa de lápis de cor e sementes de espécies autóctones, alertando para a importância das árvores na nossa vida e para a necessidade de garantir a respetiva preservação. Mais se sensibilizou para a urgência de substituir as espécies invasoras pelas tradicionais, reequilibrando o ecossistema de Ferreira do Zêzere.

Para assinalar o Dia Mundial da Água, o município distribuiu por todas as salas daqueles ciclos de ensino e pelas bibliotecas escolares e municipal um jogo didático de tabuleiro sobre a água (“Vamos poupar água”) e sobre a importância de uma utilização racional e ponderada deste recurso. Para reforçar esta mensagem, os alunos do 1.º CEB contaram com uma sessão de esclarecimento assegurada pela Dra. Rafaela Santos, em representação da Tejo Ambiente, que interagiu com as crianças, promovendo a reflexão sobre a sua atuação enquanto utilizadores deste bem precioso. Esta sessão terminou com a oferta de um flyer explicativo sobre a temática e de uma garrafa de vidro para cada criança. Ainda no âmbito da temática, sensibilizaram-se as crianças para que elas e os seus agregados familiares aderissem à iniciativa H2-OFF, não abrindo as torneiras, nesse dia, entre as 22h00 e as 23h00, dando nota da preocupação com o ambiente e com o futuro de todos nós.

Porque o dia foi dedicado às questões ambientais, o Município de Ferreira do Zêzere e a direção do Agrupamento de Escolas Pedro Ferreiro consideraram fazer todo o sentido proceder ao hastear das bandeiras “Eco-escola” nos Centros Escolares de Ferreira do Zêzere e de Areias. O projeto Eco-escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e tem por objetivo incentivar a comunidade escolar para promover ações de Educação Ambiental e para a Sustentabilidade, reconhecendo o trabalho de qualidade desenvolvido, nesta matéria, nos centros escolares. Foi com entusiasmo e orgulho pelo trabalho realizado no ano transato que a comunidade educativa assistiu ao hastear da bandeira.