Início CULTURA FERREIRA DO ZÊZERE – Filarmónica Frazoeirense assinala 179 anos de existência

FERREIRA DO ZÊZERE – Filarmónica Frazoeirense assinala 179 anos de existência

A primeira Filarmónica que tocou “A Portuguesa” comemora 179 anos. A Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, de Ferreira do Zêzere, comemora, esta terça-feira, 179 anos ao serviço da cultura. De forma ininterrupta tem desenvolvido a cultura no concelho de Ferreira do Zêzere através da Banda Filarmónica e Academia de música, Grupo de Teatro e Grupo Coral Polifónico. Este ano, devido à pandemia que todos estamos a viver, esta Associação não poderá comemorar o seu 179º aniversário conforme tem feito nas últimas décadas.

Historial… pela ‘escrita’ da Filarmónica – «A Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense foi fundada em 08/09/1841 no lugar da FRAZOEIRA, pelo Comendador Higino Otto de Queiroz e Mello na casa pertencente ao Solar dos Senhores do Vinculo da Frazoeira (data de 1766), propriedade deste ilustre cidadão que se encontra logo à entrada do lugar, razoavelmente conservada. No início da existência desta coletividade e devido à falta de sede própria história, a Associação Recreativa e Filarmónica Frazoeirense passou por vários edifícios provisórios na localidade, o que originou o extravio de documentação. Na altura do lançamento do primeiro livro “VIDAS PELA MÚSICA” fizemos vários apelos para que nos chegassem documentos que nos ajudassem a escrever a história o mais real e precisa possível, mas tal não aconteceu. No entanto, a documentação história do arquivo da coletividade, ouvindo os testemunhos dos músicos, diretores e amigos desta Associação possibilitaram com os conhecimentos da Drª Teresa Mendes a realização deste livro que pode ser adquirido na nossa sede e noutros pontos de venda. Neste ano que comemoramos os 176 anos de vida, realçamos algumas datas que são de facto históricas e que ajudam a compreender o percurso rico e autêntico que a todos nos orgulha defender. Assim a 05/09/1862, 21 anos depois da Filarmónica Frazoeirense ter sido fundada, a mesma participou nas festas da Srª da Guia do Avelar, notícia do Jornal O ALVAIAZERENSE que refere a Filarmónica Frazoeirense. Em 1891, Alfredo Keil ao passar férias na pensão D. ANINHAS em Besteiras, dirigiu-se à Filarmónica para ouvir a música que acabara de escrever “A PORTUGUESA”, que em 1910 foi adotada HINO NACIONAL. Outra data que é oficial são os Estatutos da Filarmónica Carrilense, que ao ir para o Carril, terá mudado de nome, estatutos esses com data de 1909. Em 01/04/1943, muda-se para outra sede provisória pertencente à quinta e Solar da família Granado Cotrim Carvalho e Vasconcelos (mais conhecida casa Visconde de Tinalhas data 1748). A Filarmónica voltou para a sua origem cujo nome voltou a ser alterado por Assembleia Geral em 13/04/1958 passando a denominar-se ASSOCIAÇÃO RECREATIVA FILARMÓNICA FRAZOEIRENSE. O grande mentor de tudo, o Dr. José Real e sua família a quem muito devemos pela dedicação na construção da sede e dinamização cultural em várias vertentes. Até à presente data, muitas têm sido as iniciativas de âmbito cultural e social. Realçamos mais algumas datas, que foram um marco importante para muitos: a primeira televisão do concelho na casa da música em 1958; a sopa para os pobres inaugurada no dia 01/11/1958 e que se manteve até 1971, altura da reabertura da Casa do Povo da Frazoeira e que veio atribuir as reformas rurais passando as pessoas a ter um meio de sobrevivência; o primeiro Rancho Folclórico “OS ATRIVIDINHOS DA FRAZOEIRA em 1956; depois da visita da imagem peregrina de Fátima, na mesma data, a criação do Grupo de Teatro com o nome de RESITAS.

Nas últimas 4 décadas também fomos pioneiros em relevantes atividades: – O lançamento do 1º CD;

– O restauro e ampliação da nossa sede completamente renovada;

– Em 19/06/2011 a participação na cerimónia das comemorações dos 90 anos do Hino Nacional na Assembleia da Republica, facto reconhecido por ter sido esta Filarmónica a primeira a ensaiar “A Portuguesa”.

– Comemoração dos 100 anos da Republica em que tivemos um papel de destaque pela nossa ligação à Portuguesa.

– Participação nas comemorações dos 20 anos de serviço dos aviões F16 em Portugal na base aérea de Monte Real.

A 24/05/2019 a Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, viveu hoje mais um momento marcante da sua história. Como primeira banda a ter executado “A Portuguesa” após a adaptação de piano para orquestra, foi convidada a estar presente na cerimónia de doação da partitura original da marcha patriótica ao Museu da Presidência da República, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e familiares dos compositores».