AGENDACULTURA

FERREIRA DO ZÊZERE – Dornes recebe, no domingo, a tradicional ‘Via-Sacra’: «É algo único no país»

«Uma cerimónia única no país». É desta forma que o Padre Manuel Vaz Patto, pároco de Dornes, descreve a Via-Sacra que irá decorrer no domingo, 13 de abril, naquela localidade do concelho de Ferreira do Zêzere. Esta é uma das tradições mais marcantes da região e conta com a envolvência de toda uma comunidade. São esperadas milhares de pessoas. A Via-Sacra, refira-se, tem início marcado para as 16h30 e desce pelos 14 cruzeiros, num percurso a rondar os três quilómetros e meio, precisamente até ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, em Dornes. A Filarmónica Frazoeirense, um dos nomes-fortes da cultura de Ferreira do Zêzere, irá acompanhar o percurso com a sua música. A Hertz falou, assim, com o Padre Manuel Vaz Patto, que descreveu esta Via-Sacra como única no país… e explicou porquê:

O Pároco de Dornes congratulou-se, ainda, com a presença dos jovens, desde logo aqueles que integram a Filarmónica Frazoeirense, um sinal de que esta tradição está para continuar:

Quem assim desejar, poderá estacionar o automóvel em Dornes, onde termina a procissão, sendo que haverá registo para serviço gratuito de autocarro desde a ponte de Dornes até Casal da Mata, a partir das 15 horas. Fotos Santuário de Nossa Senhora do Pranto / Facebook