Início POLÍTICA FERREIRA DO ZÊZERE – Deputados do PSD apontam EB 2,3 e Secundária...

FERREIRA DO ZÊZERE – Deputados do PSD apontam EB 2,3 e Secundária Pedro Ferreiro como o edifício escolar «em piores condições em todo o distrito»

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República uma iniciativa parlamentar que visa obrigar o Governo, e em particular o Ministério da Educação, a assumir com caráter de urgência o início do processo de requalificação da Escola EB 2,3 e Secundária Pedro Ferreiro ainda no decurso do ano letivo 2021/2022, com vista a eliminar os riscos intoleráveis a que a comunidade educativa está sujeita e a garantir a qualidade do serviço público de educação. Para os Deputados do PSD, a Escola de Ferreira do Zêzere é provavelmente o edifício escolar em piores condições em todo o distrito de Santarém e a sua intervenção deve assumir um caracter prioritário para o Ministério da Educação que é o único responsável pelo imóvel. A edifício da Escola do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário (EB2,3/S) Pedro Ferreiro foi inaugurado em 1978 e desde então tem vindo a receber obras de conservação sem qualquer intervenção de fundo mantendo assim as características originais da época. A escola tem atualmente cerca de 500 alunos e há mais de quarenta anos que garante a formação e educação dos jovens de Ferreira do Zêzere.

Apesar da evolução que o país teve, os jovens que hoje estudam nestas condições estão claramente a ser prejudicados face aos demais dos concelhos vizinhos. Segundo os Deputados do PSD, o atual “edificado da Escola não garante as condições mínimas recomendadas e exigidas quer pelo Ministério da Educação quer pela comunidade escolar.” Como refere o texto do Projeto de Resolução (ver anexo) “A falta de condições das instalações e seu mau estado de construção resultam da falta de manutenção de fundo desde a sua construção, tal como o material de apoio que está obsoleto, ultrapassado e em condições muito precárias.”

“A rede predial de águas tem mais 40 anos e está em falência permanente. Por outro lado, e não menos grave, não existem qualquer tipo de instalações adaptadas para pessoas mobilidade reduzida, o que é inaceitável. As instalações e equipamentos da cozinha/refeitório não cumprem com as regras de higiene e segurança, existindo já diversos relatórios a alertar para os perigos para a saúde dos elementos da comunidade escolar.” (…) “os estudantes de Ferreira do Zêzere são claramente prejudicados pela falta de acesso às coisas mais simples que hoje qualquer escola deverá ter para garantir os padrões mínimos de qualidade e a Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro é provavelmente a escola com piores condições ao nível de infraestruturas do distrito de Santarém. Se queremos combater o êxodo rural e manter as populações nos territórios de baixa densidade, umas principais ancoras deve ser a qualidade e as condições da educação e formação.”

Segundo Duarte Marques, Deputado eleito pelo distrito de Santarém e primeiro subscritor desta iniciativa, “os estudantes de Ferreira do Zêzere são obviamente prejudicados por esta situação, são discriminados face as estudantes de outros concelhos, quando a escola é um facto de correção de desigualdades sociais, neste caso concreto só agrava ainda mais a diferença de oportunidades. Conhecendo a realidade do distrito, é claro assumir que esta escola é a mais prioritária de todas para receber a intervenção do Ministério da Educação”.