A Biblioteca dr. António Baião, de Ferreira do Zêzere, assinalou 16 anos de existência, ocasião em que decorreu a fase final da actividade “5º Concurso Concelhio de Leitura”, com envolvimento da rede concelhia de bibliotecas escolares, biblioteca municipal, agrupamento de escolas Pedro Ferreiro e Fundação Maria Dias Ferreira, com a presença de 246 alunos, professores e representantes das diversas instituições. O concurso foi direccionado para os alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Esta “fase final” teve, assim, provas escritas, seguindo-se consoante a avaliação, para a última fase de apuramento, a leitura expressiva, avaliada pelo júri presente, composto por Hélio Antunes (Vereador da Educação), por Graça Barão (Coordenadora Interconcelhia de Rede Bibliotecas Escolares), Maria João Marçalo (Agrupamento de Escolas), Cátia Salgueiro (Fundação Maria Dias Ferreira) e Conceição Godinho (Escritora convidada). O evento contou com vários momentos culturais, como espetáculo de magia, leituras e apresentações, dinamizadas por diversos alunos, momento musical e interpretação do hino do agrupamento, este último sob orientação de Maria João Marçalo, curtas-metragens de animação e também o cantar dos parabéns à Biblioteca Municipal e com a partilha de Bolo do 16º aniversário por todos os presentes na atividade.
Após o intervalo, o evento culminou com a prova final de palco (leitura expresiva), tendo sido apurados os vencedores do concurso. Relativamente ao 1º ciclo, ficou em 1º lugar o aluno Filipe Maria (CE FZZ, 4º ano), em 2º lugar Margarida Guarda (CE Areias, 3º ano) e o 3º lugar foi conquistado por Simão Ferraz (CE FZZ, 4º ano). Dos alunos do 2º ciclo em 1º lugar ficou Lara Alves (6ºA), em 2º lugar a Sofia Dias (5ºB) e em 3º lugar o Rafael Azevedo (6ºB). Estes alunos vencedores, são agora os representantes do concelho na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá em Sertã no dia 23 de abril e juntam-se assim aos alunos já apurados do 3º ciclo e secundário, nomeadamente Daniel Oliveira (9ºB), Tomás Félix (7ºA), Maria Vicente (7ºA), Inês Figueiredo (11ºA), Maria Lopes (12ºA)e Rita Cotrim (12ºA).
A assinalar também o 16º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, destaque para o culminar das importantes obras da empreitada “Implementação de Medidas de Melhoria de Eficiência Energética” e instalação de ar condicionado (em fase de conclusão, com alguns trabalhos de afinação de equipamentos em curso), que irá proporcionar maior conforto a todos os utilizadores deste espaço, estando já todos os serviços da biblioteca em funcionamento e ao serviço do público.