Início CULTURA FERREIRA DO ZÊZERE – Biblioteca António Baião já perde à rede da...

FERREIRA DO ZÊZERE – Biblioteca António Baião já perde à rede da Unesco

A Biblioteca Municipal António Baião, de Ferreira do Zêzere, já pertence à Rede de Associadas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tendo sido reconhecido o trabalho desenvolvido: « …após a análise da proposta de candidatura da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, à Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, a mesma foi aceite e desta forma integrada na Rede, pelo que o certificado emitido será esta semana enviado ao seu cuidado. Desejamos a continuação de excelente trabalho e bem-vindos à família UNESCO».

A Biblioteca Municipal é um serviço público de natureza informativa e cultural da Câmara de Ferreira do Zêzere. A abertura ao público ocorreu em 1999 e a inauguração a 11 de fevereiro de 2004 com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio. Com 3794 utilizadores inscritos e com uma média de visitas diárias de 140 utilizadores, para pesquisas na internet e realização de trabalhos escolares, estudo e leitura presencial, empréstimo domiciliário de livros, revistas, música e cinema. A Biblioteca assume nesta localidade um papel fundamental. É porta de acesso ao conhecimento, pela disponibilização de 23 mil documentos de todas as classes do saber, todos em empréstimo domiciliário.

– É a única sala de exposições do concelho, onde mensalmente se pode ver o trabalho de vários artistas de várias manifestações artísticas.

– É o clube de vídeo e sala de cinema do concelho. Disponibilização de cerca de 1500 Dvd’s e Cd’s para empréstimo.

– É um ponto de acesso ao mundo com disponibilização gratuita de internet em 15 computadores e rede wireless livre.

– É sala de formação em varias áreas.

– Disponibilização de documentação de forma descentralizada nas Juntas de Freguesia, Escolas, Empresas e a todos os que não possam deslocar-se por incapacidade física.

– É espaço de contos e histórias diários durante o período de aulas aos alunos da pré-primária e 1º ciclo.

– Local de estudo e tranquilidade aos alunos do secundário e universitários.

– É ponto de encontro e de convívio à comunidade.

A partir de agora a Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere tem a honra e a responsabilidade de pertencer a esta rede de cerca de 500 Bibliotecas em todo o mundo que defendem promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, a proteção do ambiente, a luta contra o analfabetismo, etc .