Foi uma jornada… surpreendente! Está de volta a 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém e logo no início houve lugar a surpresas. Desde logo o favoritíssimo Fátima não conseguiu ir além de um empate na visita ao Cartaxo, onde ficou patente que a formação de João Henriques terá que encarar todos os duelos “a sério” para alcançar a subida. Do Cartaxo, sublinhe-se, não se esperava nada menos do que tamanha réplica.
Surpresa foi também a derrota caseira do Riachense diante dos Empregados do Comércio. Os «alvi-negros», que chamaram até si um plantel praticamente novo ficaram com a certeza de que ainda terão muito trabalho pela frente diante de uns “Caixeiros” que continuam a fazer pela vida. Na época passada poucos foram aqueles que os levaram a sério… e tiveram amargos de boca. E para começar a época, fica este “memorando”. Os Empregados não serão pêra doce para ninguém.
Em Almeirim, por sua vez, registo para um dos jogos mais aguardados da jornada. No derbie da capital da sopa da pedra, o União mostrou ter armas mais do que suficientes para se bater com um dos candidatos à subida. Recorde-se que o Fazendense, que herdou o “esqueleto” do campeão Coruchense, estará logo a seguir ao Fátima em matéria de favoritismo… mas só isso não chega.
Em Mação, lugar a um duelo entre duas das equipas de quem mais se espera. A jogar em casa, a formação maçaense aproveitou as limitações de um União de Tomar que ainda (de)espera por mais soluções. Ainda assim, como o resultado indica, o equilíbrio fez-se notar neste duelo, bem como a certeza de que em Mação… não será qualquer um a conquistar pontos.
De resto, nesta ronda, o Torres Novas confirmou o favoritismo e somou três pontos diante da União Abrantina, confirmando a boa pré-temporada que fez. Para além disso, o Amiense, que está numa fase de jogos atrás de jogos (numa semana foram três), não conseguiu evitar a derrota frente a um “desconhecido” Rio Maior, enquanto o Moçarriense demonstrou que a aposta na juventude pode mesmo render frutos e já somou a primeira vitória na prova, às custas de um Ouriense que, claro está, irá ser capaz de bem melhor.
1ª Divisão Distrital (1ª jornada): U. Almeirim-Fazendense, 3-1, Cartaxo-Fátima, 1-1, Amiense-Rio Maior, 0-1, Torres Novas-U. Abrantina, 2-0, Moçarriense-Ouriense, 1-0, Mação-U. Tomar, 2-1 e Riachense-Empregados do Comércio, 0-1. Classificação: 1ºs U. Almeirim, Torres Novas, Mação, Empregados do Comércio, Rio Maior e Moçarriense, 3 pontos, 7ºs Fátima e Cartaxo, 1, 9ºs U. Tomar, Ouriense, Riachense, Amiense, Fazendense e U. Abrantina, 0. Próxima jornada (20/Setembro): Fazendense-Riachense, Fátima-U. Almeirim, U. Abrantina-Cartaxo, Rio Maior-Torres Novas, Ouriense-Amiense, U. Tomar-Moçarriense e Empregados do Comércio-Mação.