O quarto concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, será realizado por Filipe Veríssimo, no próximo dia 10 de julho pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.Para além de duas obras referenciando temas marianos – A Tocata, Fuga e Hino sobre o Ave maris stella (1931) de Flor Peeters e Salve Regina (1877) de Franz Liszt – o organista titular da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, interpretará ainda a monumental Sinfonia da Paixão de Marcel Dupré, obra emblemática do início do séc. XX.
Filipe Veríssimo nasceu no Porto, em 1975. É licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde estudou Órgão (literatura e improvisação), Direção de Coro e Direção de Orquestra. Posteriormente aperfeiçoou os estudos de órgão em Paris com Olivier Latry e Eric Lebrun.
Em 2002 foi nomeado Mestre de Capela e Organista Titular da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. Desde então tem uma intensa atividade como organista e diretor de coro e de orquestra, promovendo e desenvolvendo a música para órgão e a música coral sacra e litúrgica em Portugal.Realizou concertos nos principais festivais de música portugueses e europeus. Integrou uma equipa internacional de organistas que apresentou em diversos locais da Europa a obra La Revolte desOrgues para grande órgão, oito órgãos positivos e percussão do célebre organista e compositor Jean Guillou. Neste contexto destacam-se os concertos realizados na Catedral de Bordéus (2009), na Philharmonie em Gasteig de Munique (2010), na Philharmonie de Colónia (2010) e na Philharmonie de Gdansk (2011).
Enquanto Mestre de Capela, desenvolve um intenso trabalho que visa dotar a Igreja de Nossa Senhora da Lapa de uma estrutura musical ao nível das maiores Basílicas e Catedrais europeias, interpretando grandes temas da música internacional. Tem-se dedicado, ainda, à estreia de várias obras do Cónego Ferreira dos Santos e foi o organista da eucaristia presidida pelo Papa Bento XVI na Avenida dos Aliados, no Porto em 2010.
Em 2003, fundou o Porto Galante Ensemble, conjunto vocal e instrumental que se dedica à prática musical historicamente informada. Tem dirigido com regularidade a orquestra ConciliumMusicum de Viena e a Orquestra Clássica da Madeira.Filipe Veríssimo é um dos seis organistas convidados pelo Santuário de Fátima para o Ciclo do órgão, composto por seis concertos e que integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário da Cova da Iria no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, propondo um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.
Os peregrinos de Fátima podem escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.Estes concertos, que permitirão a fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado, prolongam-se até outubro.No próximo, a 14 de agosto, GiampaoloDi Rosa percorre 100 Anos de Melodias Marianas, com recurso a improvisações, e a 9 de outubro, o organista titular do Santuário de Fátima, João Santos, interpretará 100 Anos de Música Francesa, encerrando este Ciclo.Os concertos são abertos ao público em geral.