O terceiro concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, será realizado por António Mota, no próximo dia 5 de junho pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.O organista, que é também docente de Órgão na Universidade de Aveiro, mantém uma intensa atividade académica materializada em diversos artigos e estudos relacionados com o órgão. O repertório abordará 100 anos de música contemporânea, incluindo no programa a significativa SuiteMariale de Maleingreau.
O Ciclo do Órgão, composto por seis concertos, integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e propõe um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.Assim, todos os peregrinos de Fátima podem escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.
Estes concertos, que permitirão uma fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado, prolongam-se até outubro. O próximo – 100 Anos de Música Sacra – será empreendido pelo organista Filipe Veríssimo a 10 de julho; a 14 de agosto GiampaoloDi Rosa percorre 100 Anos de Melodias Marianas, com recurso a improvisações, e a 9 de outubro, o organista titular do Santuário de Fátima, João Santos, interpretará 100 Anos de Música Francesa, encerrando este Ciclo. Recorde-se que foi inaugurado por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris, com a estreia mundial da obra encomendada pelo Santuário de Fátima para a inauguração do Órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Hûyeshûphekârô´sh, do compositor João Pedro Oliveira, baseada na primeira profecia sobre Maria, no Livro do Génesis.