Mais uma vez a Associação Thomar Honoris esteve presente nas Jornadas de Esgrima Histórica que se realizaram nas escolas D. Dinis e Damião Góis, em Lisboa, nos dias 11, 12 e 13 deste mês. Este encontro envolveu várias escolas de esgrima histórica e conta sempre com a presença de grandes mestres internacionais da modalidade. Para além da formação adquirida em workshops, nas vertentes de esgrima, o encontro culminou com um torneio nas diversas modalidades. Neste torneio, mais uma vez, os atletas da Associação Thomar Honoris, de Tomar, mostraram estar em forma, conquistando na especialidade de “Espada federschwert” (espada de aço) os três principais lugares: Vasco Alves foi o vencedor; Gonçalo Graça ficou na segunda posição e Vazyl Mazur em terceiro. Também na modalidade de “Espada Rolling” (espada sintética), houve resultados a registar, precisamente o terceiro posto de Gonçalo Graça. A propósito da Thomar Honoris, a Hertz foi conhecer de perto o trabalho deste emblema tomarense. Filipe Pires, presidente, fez um ponto de situação da actualidade:
Gonçalo Graça abordou a vertente propriamente competitiva, sublinhando que a Thomar Honoris, desde que nasceu, sempre se conseguiu distinguir:
A Hertz falou, ainda, com Inês Cúrdia, outro dos rostos da Thomar Honoris, que falou da forma como a associação se prepara: