ENTRONCAMENTO – Secretária de Estado da Inclusão presente no evento que marcou...

ENTRONCAMENTO – Secretária de Estado da Inclusão presente no evento que marcou o 3º aniversário do Centro de Apoio à Vida Independente

A Secretária de Estado da Inclusão Social esteve presente no I Encontro “Uma sociedade mais próxima, um cidadão mais independente”, que se realizou no Cineteatro São João e que marcou o 3º aniversário do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente do Entroncamento, do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento. O CAVI é um projeto-piloto que presta apoio de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade que residam nos seus domicílios, para a realização de atividades que devido às suas limitações, não as consigam fazer com autonomia. Este Centro abrange toda a região de Santarém e neste momento está a apoiar 30 utentes e as suas famílias. Na Cerimónia de abertura deste I Encontro estiveram a Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, o Presidente do CERE, David Ramos e a representante do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, Teresa Varandas.

O Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo CERE através das respostas sociais, quer seja através do CAVI, de apoio domiciliário, do lar residencial ou do serviço de atendimento e acompanhamento social, que ao longo dos anos tem feito a diferença na vida dos utentes, das suas famílias e da comunidade em geral. O autarca realçou a distinção do Município como “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”, pela integração de pessoas com deficiência na sua organização interna e referiu ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo Balcão de Inclusão no concelho. Este I Encontro contou ainda com a presença de oradores reconhecidos nos vários painéis e que se destacam nas suas áreas de intervenção, sendo que o mote foi a inclusão nas mais variadas áreas, desde o ensino superior, o emprego, o desporto e a atividade física e as acessibilidades na comunidade. Foi ainda assinado na sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, um Protocolo entre a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, representada pelo Presidente, Jorge Veloso e o Instituto de Segurança Social, representado pela Vogal Sofia Carvalho, sobre o Estatuto do Cuidador Informal, um momento presidido pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e que contou com a presença do Diretor Regional da Segurança Social, Renato Bento.