A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE – Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.Aproximando-se a comemoração dos 20 anos da Eco-Escolas em Portugal a Rota Eco-Escolas transforma-se na “Rota dos 20″ tendo como ambição chegar a todas e cada uma das Eco-Escolas em Portugal.
Os testemunhos onde serão registadas opiniões e sugestões, percorrerão as escolas dos municípios participantes (atualmente 230 na rede Eco-Escolas) os quais serão responsáveis por os passar, da forma mais sustentável que conseguirem, ao próximo município. No dia 29 de outubro a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Maria João Gomez, fez a passagem do testemunho ao Município do Entroncamento, na pessoa do seu Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria. Este ficará no concelho do Entroncamento até ao dia 20 de novembro, altura em que será entregue no Município de Almeirim.
As escolas aderentes no concelho do Entroncamento são a Escola Secundária do Entroncamento e Escola Básica 2/3 Dr. Ruy D’Andrade.
Os testemunhos são compostos por:
Testemunho 1 – Pergaminho. O pergaminho é para ser preenchido por cada uma das escolas do concelho e deve incluir pelo menos uma sugestão concreta para a melhoria da mobilidade em torno da escola e um compromisso assumido pela escola.
Testemunho 2 – Bandeira. O bandeira “Eco-Escolas Rota dos 20” deverá ser transportada entre as escolas de cada concelho. A assinatura da bandeira simboliza o compromisso com o Programa Eco-Escolas . A bandeira deverá ser assinada por todos os intervenientes incluindo o município.
Testemunho 3 – Livro das Escolas. No livro das escolas cada Eco-Escola participante poderá ocupar até 2 páginas com as mensagens que achar pertinentes sobre o que é ser Eco-Escola. Algumas das mensagens nele contidas serão divulgadas no âmbito da comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal em 2016.
Testemunho 4 – Livro dos Municípios. O livro dos municípios destina-se e recolher ideias, sugestões e mensagens que os técnicos e decisores do município acharem pertinentes, sobre Eco-escolas e sustentabilidade. Poderá também ser preenchido por outros cidadãos da comunidade desde que o município assim o pretenda e crie as condições para tal.
Estes testemunhos pretendem motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos, em duas áreas principais: a mobilidade segura e sustentável no município, com especial atenção para as áreas envolventes das escolas (o pergaminho); o Programa Eco-Escolas em Portugal (os livros).