Vai estar patente de 28 de outubro a 9 de novembro na Galeria Municipal do Entroncamento, a exposição: “Pe. Martinho Gonçalves Mourão (1906-1977) . O Homem e o Sacerdote”. Esta exposição pretende homenagear o primeiro Pároco do Entroncamento, o Reverendo Pe. Martinho Gonçalves Mourão, no ano em que se assinala os 111 anos do seu nascimento. Conservar viva, na memória coletiva, a ação pastoral e cívica deste sacerdote e o legado de fé e obra social que prevalece até aos dias de hoje. Das suas obras destacamos:
– 1937 constituiu uma Comissão Fabriqueira para levar a cabo a construção da Igreja Matriz do Entroncamento, inaugurada a 7 e 8 de julho de 1940;
– 1945 fundou o Centro de Assistência Social Infantil do Entroncamento, atual Centro Social Paroquial;
– 1946 fundou o jornal “O Entroncamento”;
– 1949, criou um espaço de culto (capela de Nossa Senhora de Fátima, na Rua Elias Garcia, que viria a dar origem à atual Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
A exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 28 de outubro, sábado às 15h00. No domingo, 29 de outubro, (dia do aniversário do seu nascimento 29.10.1906), decorre no Centro Pastoral da Sagrada Família, a partir das 15h00, um Colóquio-Homenagem sobre a Obra do Pe. Martinho Gonçalves Mourão. O evento é organizado por João Santiago Baptista e Luís Batista (Mestre em História Regional e Local), com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento.