Início CULTURA ENTRONCAMENTO – Museu Nacional Ferroviário distinguido com Selo de Prata

ENTRONCAMENTO – Museu Nacional Ferroviário distinguido com Selo de Prata

O Museu Nacional Ferroviário é o primeiro museu português distinguido com o ‘Selo de Prata’ de Usabilidade e Acessibilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Aquele equipamento cultural do Entroncamento faz parte da lista de 18 entidades que possuem semelhante distinção. «O caminho da acessibilidade vai muito além do que podemos fazer no mundo físico, como colocar rampas de acesso em edifícios, textos em braile ou até um intérprete de Língua Gestual. O acesso ao mundo digital desempenha um papel importante no quotidiano de todos», refere o Museu em texto enviado para a Hertz. «Embora o site do Museu Nacional Ferroviário ( www.fmnf.pt ) esteja plenamente conforme para com o Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro, resolvemos continuar o caminho e tornar esta ferramenta ainda mais acessível tendo em conta a compatibilidade com as atuais Tecnologias de Apoio e atualizações de navegadores e de dispositivos móveis. Esta tem sido a premissa do Museu, a melhoria contínua!», reforça o mesmo esclarecimento. «O Selo Prata identifica e distingue a aplicação das melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios web e aplicações, promovendo a sua melhoria contínua. O sistema de avaliação da AMA para a obtenção deste selo é rigoroso e tem em conta diversos critérios. Durante este processo todos os procedimentos foram acompanhados pela consultoria da Acesso Cultura e pelo facilitador em Acessibilidade Web, Norberto Sousa da comAcesso tendo sido implementados pela agência digital Waynext, parceiros imprescindíveis neste percurso», reconhece o Museu Nacional Ferroviário, que considera esta distinção como «um reconhecimento público do compromisso e do esforço empreendido pela instituição, gera confiança tanto nos utilizadores como nos colaboradores internos, fortalece os laços de credibilidade com todos os stakeholders envolvidos, é um incentivo à melhoria contínua e tem acima de tudo um impacto positivo na sociedade, ao proporcionar um serviço mais eficiente e acessível a todos os cidadãos».