Foi no domingo passado, dia 19 de fevereiro, numa ação dos Urban Sketchers Portugal (USkP) e Ribatejo Sketchers (RSk) com o apoio da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos e do Museu Nacional Ferroviário. Os comboios do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, atraíram mais de 60 participantes no encontro de desenho à vista organizado pelos Urban Sketchers Portugal (USkP) e Ribatejo Sketchers (RSk), no passado domingo, 19 de fevereiro. Vindos de todos os pontos do país, os amantes do desenho dedicaram-se às viagens de comboio, às máquinas e a outros detalhes ferroviários.
A Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos apoiou esta iniciativa de desenho, como outras semelhantes que se realizaram na região nos últimos anos, pela “importância do desenho na perceção do mundo que nos rodeia e como ferramenta de reflexão sobre as intervenções a levar a cabo”. Recordou-se o arquiteto Cottinelli Telmo, cuja vida, em documentário, ali foi projetada há uma semana atrás. O autor do edifício original onde está instalado o Museu Nacional Ferroviário, da torre de controlo de tráfego da estação do Entroncamento, é lembrado ainda no ano em que se completam 120 anos desde a data do seu nascimento.
No evento ainda se lançou o desafio para a realização de uma exposição no Museu Ferroviário, com o resultado desta iniciativa, e convidaram-se os participantes para o encontro de diários gráficos, que se está a preparar em Abrantes, em parceria com este município.