Os equipamentos eléctricos usados, que foram entregues nos últimos três anos no Álvaro Grupo, no Entroncamento, foram transformados num donativo de 338 euros atribuídos ao Centro Social e Paroquial do Entroncamento. Entre 2019 e 2021 foram recolhidos no Álvaro Grupo mais de três toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos em fim de vida.
Esta campanha resulta de uma parceria entre o Electrão e a Samsung que globalmente já permitiu distribuir mais de 27 mil euros por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de norte a sul do país. A iniciativa, que se insere na campanha “Electrão Empresas”, possibilitou a recolha global de mais de 270 toneladas de aparelhos em fim de vida.
Os equipamentos eléctricos usados recolhidos nos centros de assistência técnica autorizados e parceiros da Samsung, aderentes à campanha, são proporcionalmente convertidos em apoio financeiro para diferentes causas sociais. A Samsung e os centros técnicos são os responsáveis pela recolha de equipamentos no âmbito desta iniciativa e o Electrão pelo reaproveitamento dos mesmos. Cada tonelada de equipamentos usados recolhida é convertida em 100 euros de donativo.
Na primeira edição, de 2019, graças à participação de 21 centros aderentes foi possível recolher quase 107 toneladas destes equipamentos, que foram convertidos em 10.668 euros, entregues a 22 instituições portuguesas. Os resultados da campanha de 2020 e 2021 foram contabilizados conjuntamente, já que em 2020 a iniciativa foi interrompida devido ao período de pandemia. Nestes dois anos as quantidades recolhidas, com a colaboração de 19 centros técnicos aderentes, ascenderam a quase 169 toneladas, o que se traduziu num valor de 16.890 euros a atribuir a várias instituições.
“As iniciativas que aliam o cariz ambiental à componente social assumem uma relevância cada vez mais determinante nos dias que correm. O Electrão, em colaboração com a Samsung, reforça junto do consumidor a necessidade de separar as pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados, de forma a que possam ser correctamente reciclados, canalizando ao mesmo tempo um apoio significativo para o sector social”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.
Ao longo das três edições já foi possível apoiar instituições como a ATR – Associação Tira-me da Rua, a Escola de Cães Guia de Mortágua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, a Casa Mão Amiga, Lugar dos Pequeninos, Associação Porta Do Mais, Ajuda Sem Rosto, União Zoófila de Lisboa, entre outras.
Em 2022 o Electrão e a Samsung voltam a dar continuidade a esta campanha que apoia o trabalho de quem combate as desigualdades económicas e sociais no terreno.