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ECONOMIA – Streaming em Portugal: qual a plataforma mais usada? O que há de novo?

E o vencedor é… Netflix. Noticiado pelo Observador, segundo o mais recente estudo do Observatório Europeu do Audiovisual (OEA), entidade europeia dedicada ao estudo deste mercado, a plataforma de streaming mais utilizada em Portugal é, sem surpresas, a Netflix logo seguida da Apple TV.
Aliás, a Netflix, para além de ser a detentora da maior fatia do mercado em português com uma percentagem a rondar os 47% contra os 21% da Apple TV e dos 13% da Amazon Prime, é, de acordo com a OEA, também a plataforma de filmes e séries online mais popular do mundo.
Mais do que sublinhar a liderança da Netflix, este relatório que traça os hábitos de consumo durante o ano de 2020 no espaço da União Europeia revela que, no geral, o mercado de streaming está em expansão com o streaming de filmes e séries a adquirir maior expressão face às soluções convencionais.
Para se ter noção desta evolução, em 2010 numa Europa a 28 existiam cerca de 300 000 subscritores de plataformas de streaming enquanto no ano passado ultrapassavam os 140 milhões. Portugal, que conta com 14 serviços de televisão por subscrição, o número de subscritores destes serviços aproxima-se dos 1,5 milhões.
Entre as razões que explicam este crescimento estão não só a maior penetração de Internet nos lares portugueses, como o confinamento obrigatório e a cada vez maior diversidade na oferta deste tipo de serviços de streaming.

Rapidez, segurança e simplicidade: fatores decisivos na subscrição de serviços de streaming

No caso do confinamento, é interessante observar os resultados de um inquérito levado a cabo pelo OberCom (Observatório da Comunicação) e pela Intercampus que indica que as práticas comunicacionais dos portugueses se terão alterado durante o período de confinamento para: uma mentalidade a) always on e b) de consumos simultâneos.
A necessidade de satisfazer necessidades informativas, laborais e de entretenimento levou a que 91,3% dos inquiridos revelem ter utilizado mais os serviços de streaming durante o confinamento de março e abril do ano passado.
Apesar de um certo esmorecimento desta tendência depois do desconfinamento, 84,4%, disseram não pretender cancelar os serviços subscritos durante o período de confinamento.
A rapidez, segurança e simplicidade na aquisição de um serviço de streaming ou informação no mundo digital, são fatores que em muito pesaram para as conclusões deste estudo OberCom.
Uma ligação à Internet e um cartão de crédito é tudo quanto um consumidor necessita para efetuar uma subscrição. E porquê um cartão de crédito? Primeiro porque a maioria destas operações o exigem. Segundo, se utilizar um cartão de crédito com cashback, pode poupar no processo.
Tome-se por exemplo o cartão de crédito para compras online – o cartão Unibanco Atitude. Este cartão de crédito sem anuidade vem com cashback (devolução) o que permite ao consumidor receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar.
E porque o melhor cartão de crédito é aquele que, além de proporcionar uma poupança efetiva na subscrição de serviços online, não exige uma taxa de esforço acima das possibilidades do consumidor, o Atitude oferece o fracionamento dos seus pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€), acesso entre 20 a 50 dias de crédito sem juros e descontos em combustíveis.
Existe ainda uma outra vantagem. Como “fazer” o cartão de crédito Atitude é um processo 100% digital, é simples pedir o seu cartão de crédito online para as subscrições de serviços de música, séries, e utilização em outras aplicações.

O que há de novo no mundo do streaming em Portugal?

Como se percebe, as plataformas de streaming conquistaram o coração dos portugueses e a tendência é para que continuem a fazê-lo.
Porém, nem só de Netflix se faz a oferta de streaming em Portugal. Para quem acha que já viu ou ouviu tudo e pretende algo novo, estas são algumas das plataformas que deve conhecer:

eSound

Esta plataforma de streaming de música tira proveito de um conjunto de meios da internet para oferecer ao utilizador cerca de 150 milhões de músicas de forma completamente gratuita e sem publicidade.
Entre outras coisas, pode, por exemplo, ouvir as suas listas de reprodução de música sempre e em todos os dispositivos e pesquisar as suas músicas favoritas e adicionar as mesmas à sua biblioteca de música, para que possa reproduzi-las quando quiser.

HBO Max

Depois de ter sido lançada em maio de 2020 nos Estados Unidos, a HBO Max deverá chegar a Portugal no segundo semestre deste ano. Em termos de conteúdo, a HBO Max irá, ao que tudo indica, contar com uma biblioteca de conteúdos com cerca de 10 mil horas de programação.
Para se juntar à festa, todos os filmes lançados pela Warner Brothers durante 2021 irão estrear em simultâneo nas salas de cinema e na HBO Max.

Discovery +

Com estreia prevista em Portugal para meados deste ano, esta plataforma vai oferecer aos subscritores não só os conteúdos que já passam no canal de televisão, como promete conteúdo original e, afirmam, os responsáveis, “ a melhor oferta desportiva”.
IMDb TV (alternativa Netflix)
O IMDb TV é um serviço exclusivo dos Estados Unidos, por isso, para que consiga aceder aos seus conteúdos será necessária a utilização de uma VPN.
Na sua essência, apresenta-se de forma muito semelhante ao Amazon Prime Video, mas tem uma grande diferença: é totalmente gratuito.

Tubi

Ainda no domínio do gratuito e também com necessidade de uma ligação VPN, o Tubi coloca à disposição uma grande variedade de filmes e séries.
Além disso, recentemente, esta plataforma lançou o Tubi Kids que coloca à disposição