ECONOMIA -Os melhores jogadores de poker de Portugal

ECONOMIA -Os melhores jogadores de poker de Portugal

Se há um jogo que atrai cada vez mais jogadores online em Portugal é o poker, tanto na forma territorial como online. Neste último ponto, e segundo os últimos dados publicados pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos sobre a atividade de jogo online durante o 1º trimestre deste ano 2019, ao longo destes primeiros meses do ano, foram registados um total de 125,2 mil novos jogadores na modalidade online, sendo os de idade inferior a 35 quem representa mais de 60% dos mesmos.

Desde a criação de salas de jogo online são cada vez mais os jogadores que querem desfrutar dos jogos de poker e outros jogos de azar através da internet, como no site 888 Poker Online com slots, o blackjack ou a roleta. Isto pode ser devido a redução de despesas de deslocação e de estadia e também da comodidade de jogar a partir um computador em casa com acesso à internet.

Mas também encontramos o caso de aqueles que viajam por todo o mundo para competir em torneios de poker de forma profissional. Ao longo do ano preparam-se para estar dentro do ranking de melhores jogadores do mundo assistindo a torneios muito importantes como a World Series of Poker que tem lugar em vários países como Las Vegas, Madrid, Barcelona ou Cannes, entre outros.

Quais são os 8 melhores jogadores de poker portugueses

Atualmente o nosso país conta com 3 braceletes ganhas nos anos 2012 (que foram 2 ganhos por os jogadores Jonathan Aguiar e Francisco Santos) e 2018 (Diogo Veiga). Tendo em conta que Portugal tem um pouco mais de 10 milhões de habitantes, realmente é uma percentagem muito boa.

Vamos ver agora quais são os melhores jogadores portugueses da história do poker. O ranking seguinte é do All time Money List que atualiza de poucos em poucos meses a lista e tem em conta os que mais dinheiro ganharam em torneios, podendo ter diferenças de um mês para outro tendo em conta os torneios que se celebram a cada pouco tempo.

Vamos dar uma vista de olhos nos resultados atualizados neste mês de julho:

Em primeiro lugar do ranking aparece o madeirense João Vieira, alias Naza114, que foi o jogador profissional mais jovem do país com apenas 15 anos. Atualmente está no posto 35 do Global Poker Index. Recentemente João venceu ao estado-unidense Joe Cada no Evento #70 No-Limit Hold’em 6-Handed em Las Vegas da 2019 World Series of Poker e obteve a primeira bracelete da sua história e a segunda para o país.

Em segundo lugar encontramos o jogador João Barbosa. Natural de Vila Nova de Gaia, foi campeão no European Poker Tour de Varsóvia em novembro de 2018, o Unibet Open em Madrid, batendo a maior quantidade de prémios numa temporada. É o primeiro português que está no Full Tilt Poker.

No posto número três do ranking aparece o Diogo Veiga que começou com 17 anos no mundo do poker. Ele tem em seu poder também uma bracelete do ano 2018 quando ganhou o 49th Annual World Series of Poker, sendo o primeiro jogador português a ganhar uma bracelete em Las Vegas.

No número quatro está o Fernando António Fontoura Brito, ganhou vários torneios desde 2009 até ao ano de 2016. A partir daí até à atualidade conseguiu vários segundos postos como no Monster Stack de Las Vegas deste mês, e o ano passado, no mesmo mês de julho, foi também segundo em Las Vegas ganhando mais de 100 mil dólares. Foi o terceiro em vários torneios de 2017 e 2018.

No quinto lugar está Filipe Oliveira, com o apodo de “Zagazaur”, que joga ao poker desde o ano 2009, mas só em 2013 foi o ano em que se tornou um profissional. Foi campeão do Caribbean Poker Party ganhando um milhão e meio de dólares.

O seguinte no ranking, no posto numero seis, é Jonathan Aguiar que leva desde o ano 2006 a jogar ao poker. No ano 2012 terá sido a única vitória que conseguiu no torneio World Series of Poker Europe na cidade de Cannes (França), ganhando a única bracelete que tem em seu poder. Atualmente mora em Las Vegas.

No número 7 do ranking encontra-se o jovem Pedro Marques, natural de Corroios. Ganhou no ano 2010 e 2014, foi o quarto no torneio da EPT Barcelona do ano passado ganhando quase 700 mil dólares e o terceiro em 2017 também na mesma cidade ganhando 300 mil dólares.