ECONOMIA – O futuro incerto da Bitcoin

ECONOMIA – O futuro incerto da Bitcoin

 

A Bitcoin. No início, muitas pessoas estavam um pouco céticas quanto à aquisição desta moeda digital, tendo muitas questões sobre se esta moeda criptográfica se tornaria parte efetiva da vida no futuro. Entretanto, muita coisa mudou. Para muitas pessoas ao redor do mundo, a Bitcoin já faz realmente parte das suas vidas. Não só como meio de pagamento, mas também sob a forma de um investimento valioso. Caso tenha comprado Bitcoin há alguns anos atrás, poderá ter conquistado algum lucro até ao momento. Mas apenas se tiver nervos de aço e conseguir manter-se firme e perseverante. Afinal, o preço desta moeda pode flutuar tanto, que talvez a sua tentação tenha sido demasiado grande e tenha acabado por desistir. Como se desenvolveu a moeda durante os últimos tempos?

O desenvolvimento da Bitcoin

Se tivéssemos de descrever o desenvolvimento da Bitcoin numa só palavra, essa palavra seria “turbulento”. Desde a recessão em 2018, a moeda tem vindo a manifestar um crescimento contínuo e a crise da Coronavírus deixou a sua marca de forma definitiva e inegável. Para além da grande popularidade da moeda, que sempre existiu, a Covid-19 apenas tem feito com que se crie um interesse crescente, sendo que existem cada vez mais pessoas a comprar moedas Bitcoin. Isto acontece, não só porque as pessoas podem ter estado à procura de uma nova atividade ou tiveram mais tempo para aprender mais sobre o assunto, mas também porque as pessoas que perderam os seus empregos devido à pandemia estavam à procura de outras formas para ganharem o seu dinheiro. Tudo isto fez com que a Covid-19 viesse impulsionar a taxa de câmbio da Bitcoin.

Outro fator importante é que agora é muito mais fácil comprar Bitcoins. Surgiram muitas plataformas online de confiança, onde é possível fazer a aquisição de criptomoedas apropriadas mesmo sem se ter muito conhecimento especializado. Enquanto que, no passado, era necessário ser um grande geek tecnológico para poder tomar decisões sensatas quando se tratava de Criptomoedas, atualmente esta está muito mais acessível a todos os tipos e categorias de pessoas. Isto pode ser uma vantagem, mas, por outro lado, também torna a moeda ainda mais desejável. Em resumo – uma maior procura, mas ainda assim uma circulação “limitada” de 21 milhões.

O futuro incerto da Bitcoin

Um dos resultados desta loucura crescente da Bitcoin é que em El Salvador, a Bitcoin já passou a ser reconhecida como moeda corrente oficial desde o ano passado, e é possível pagar por qualquer coisa com esta divisa criptográfica. Isto pode soar como um mundo ideal para alguns, mas os especialistas dizem que uma grande mudança está iminente e que uma enorme queda de valor poderá estar para breve. É aqui que se apresenta o maior perigo da Bitcoin. A flutuação da taxa de câmbio pode ser positiva e fazer subir o valor das suas criptomoedas, mas também pode acontecer uma queda súbita, de um dia para o outro. Só o tempo permitirá que o saibamos em concreto. Atreve-se a correr o risco?