ECONOMIA – Novas mecânicas de jogos conquistam cada vez mais usuários

ECONOMIA – Novas mecânicas de jogos conquistam cada vez mais usuários

A chave para o sucesso de qualquer jogo é garantir que este contenha mecânicas simples de aprender e fáceis de dominar. Essas mecânicas são como tijolos na sua construção e nos últimos anos, diversas mecânicas têm surgido e conquistado cada vez mais utilizadores.

A mecânica de empilhamento é uma das mais populares

Com efeito, uma das mecânicas mais famosas e utilizadas nos jogos é a de empilhamento, que envolve peças a cair num cenário que precisam de ser organizadas de forma correta para alcançar novas alturas ou garantir que existe espaço suficiente para a sessão do jogo continuar.
Existem diversos jogos com este tipo de mecânica e conquistam novos jogadores. Um dos principais é o Tetris. A última versão disponível deste clássico é conhecida como Tetris Effect e segundo os portais especializados, está um jogo perfeito.
Como referido, a principal mecânica do tetris, envolve alinhar peças num cenário para estas desaparecerem e o Tetris Effect ganhou ainda mais popularidade ao juntá-la com novos modos de jogo como multiplayer, batalha em zona e uma habilidade incrível de parar o tempo – que permite alguns segundos preciosos para pensar em qual a melhor jogada possível.
Outro jogo muito popular que utiliza a mecânica de empilhamento é The Tower. O objetivo do jogo é conseguir montar uma torre perfeita, mas todas as vezes que o jogador comete um erro a torre diminui e fica mais difícil para a próxima pilha que deve ser empilhada.
O ponto em que The Tower inova ao utilizar esta mecânica é no sentido de que o jogador conta com diversas hipóteses para cometer erros e ainda assim recuperar entre jogadas para conseguir uma grande pontuação no final, o que proporciona uma curva de jogo desafiadora e exponencialmente mais emocionante a cada ronda.

Combinar símbolos para vencer tornou-se muito popular

Outro tipo de mecânica muito popular que atrai cada vez mais utilizadores é juntar os mesmos símbolos para ganhar. Um dos grandes exemplos deste princípio é o Candy Crush Saga, onde os jogadores têm que unir pedaços de doces iguais para os destruir e limpar o ecrã, que já adotou essa ferramenta com sucesso.
Contudo, este princípio básico de jogo é muito mais antigo e pode ser encontrado nas primeiras slots que foram inventadas no distante século XIX nos EUA.
Inclusive é possível traçar uma linha direta com esta mecânica, quando se considera que atualmente essas slots e esse princípio de jogo, de combinação de símbolos, migrou para a rede mundial de computadores através de plataformas como a Betano, onde podem ser encontrados diversos designs, temas e modos de jogo interessantes.
Vale a pena mencionar que, mesmo com todas as inovações introduzidas, ainda assim, como o já mencionado Tetris, estas novas adaptações online mantêm a essência original do jogo para vencer, de forma que os jogadores podem-se divertir com temáticas inspiradas em bandas de rock, séries de TV ou em mitologia sem deixar de utilizar mecânicas baseadas na jogabilidade divertida e incrível que tanto caracterizam esta modalidade de casino.
Por outro lado, referir também que, este processo de digitalização de um setor mais tradicional é cada vez mais frequente e, em outras áreas, como no mundo empresarial, traz consigo inúmeras vantagens.

Mecânicas de subida e descida são muito divertidas e populares

É impossível falar sobre as novas mecânicas mais populares sem mencionar as de subida e descida. Utilizadas em jogos como Rise Up, Helix Jump e até mesmo Celeste, essas mecânicas proporcionam jornadas muito interessantes para os seus utilizadores.
O grande destaque deste tipo de mecânica é como esta é utilizada atualmente e que realmente revolucionou a forma como capta jogadores. Neste caso, o utilizador movimenta-se pelo cenário (para cima ou para baixo) sem parar por cada nível, o que traz uma sensação constante de progresso durante toda a sessão de jogo.
Isso faz com que o foco do jogador sempre esteja ligado ao próximo desafio para continuar a subir ou descer pelos níveis, o que torna cada avanço e novo recorde progressivamente mais interessante.
Além disso, assim como outras mecânicas mencionadas acima, esta também permite que o jogador não falhe e tenha que recomeçar tudo de novo com apenas um erro, o que torna a experiência de jogo muito mais agradável e permite adicionar níveis mais difíceis e recompensadores sem correr o risco de frustrar os utilizadores com a sua dificuldade crescente.