ECONOMIA – Modernas e sustentáveis: As vantagens de construir casas de madeira

ECONOMIA – Modernas e sustentáveis: As vantagens de construir casas de madeira

As casas de madeira têm ganhado cada vez mais espaço na construção por ser um material que se modernizou muito nos últimos anos, e mais, são uma alternativa ecológica e econômica, já que a madeira é parte da natureza e seu uso é bom para o meio ambiente, sempre que ela é desenvolvida através de boas práticas como a reflorestamento e cuidado com o ambiente de plantação. E mais, construir com madeira como a Pineca.pt, que utiliza menos energia, tem menos impacto ambiental e menor emissão de carbono, já que ao plantar árvores para a construção elas absorvem CO2 enquanto crescem no meio ambiente. Abaixo vamos mostrar o porquê do crescimento deste material, e mais, como construir, para que possam ser utilizadas e quais as vantagens e desvantagens dessa tendência para um novo estilo de morar. 

Tudo isso encaixa muito bem com o período em que estamos vivendo, já que é imprescindível que todos os meios de produção respeitem o planeta terra, por isso, a construção sustentável marca uma das tendências mais relevantes do setor de construção, além do que o custo que pode ser até 40% menor comparado a outros materiais, o que faz com que a venda também seja atrativa aos consumidores que buscam por custo benefício. Inclusive, as novas empresas que trabalham com este tipo de negócio estão fazendo diversos estudos sobre a construção estrutural em madeira para criar projetos que pretendem desenvolver a longo prazo e chegam a dizer que o futuro da construção passa pela madeira.

A madeira sempre foi conhecida como um material de qualidade e charme dentro da arquitetura, isso porque é muito versátil, dá um ar de rústico e ao mesmo tempo permite combinar com diversos outros materiais como vidro e revestimentos. E as possibilidades são tantas que a antiga profissão de carpinteiro hoje se moderniza e une a tecnologia e o feito à mão, já que a carpintaria e seu estilo de produção manual continuam, porém, a tecnologia veio para aumentar e diversificar a criação de novas casas de madeira que são extremamente modernas e aconchegantes. E mais do que casas, especialistas afirmam que no futuro será possível criar hotéis, escritórios e hospitais com este tipo de material. 

O curioso é que essas casas podem ser feitas como quebra-cabeças quando são feitas de peças pré-fabricadas que se​ juntam como peças como Legos. Outra opção são os tijolos de madeira que pode ser usado sozinho, sem revestimento. Uma construção que gera baixo consumo de energia e desperdício, além de ser resistente e eficiente, pois todas as partes ocas são preenchidas com isolamento térmico, além de ser um tijolo 100% natural e possuir isolamento térmico e acústico. Um mundo de vantagens para quem deseja criar impacto positivo ao meio ambiente e construir uma casa linda e econômica. Não importa o local ou região da construção, a madeira chegou no mercado para modernizar a forma como entendemos as casas em um futuro muito próximo e pensado em um presente que nos demanda cada vez mais cuidado com o meio ambiente e nosso bem-estar dentro de casa.