Início ECONOMIA ECONOMIA – A importância da música para a educação

ECONOMIA – A importância da música para a educação

A música pode ter um grande reconhecimento pelos mais variados campos de pesquisa como uma das modalidades que pode desenvolver a mente dos seres humanos, ao promover os equilíbrios, ao proporcionar estados mais agradáveis, além de poder facilitar as maneiras de se concentrar e de desenvolver os raciocínios, especialmente os assuntos mais reflexivos que são voltados para os pensamentos filosóficos.

Além do mais, a música pode ser considerada como um dos elementos mais importantes e que podem contribuir com o propósito de formas de educar cada vez mais completas. No momento em que trabalhada em harmonia com os mais diversos assuntos e áreas de estudos, a música é dona do poder de ajudar cada estudante a desenvolver as habilidades mais relevantes tais como as muitas maneiras de criatividade, a memória e o emocional.

A música também pode ter a sua importância por meio da integração de cada jovem na vida dentro das escolas, além de também ser possível afirmar que a música nas escolas pode estimular a boa convivência social, a harmonia, o desenvolver da fala, da autoestima de cada aluno bem como da própria evolução cognitiva de cada uma das crianças.

Algumas pesquisas e leituras que foram realizadas permitiram os embasamentos teóricos necessários para comprovar que as experiências vivenciadas por um grupo de canto que pode se apresentar as mais diversas vezes em festas e em eventos de comunidades escolares em partes do Brasil. A pesquisa, por sua vez, entendeu de modo científico que o desenvolvimento por meio da educação também pode acontecer com o auxílio da música. Em suma, a música é dona de poderes inacreditáveis que podem despertar sentimentos e lembranças. Além de tudo isso, estudos já comprovam que a música pode auxiliar na concentração de cada um dos seres humanos. 

A linguagem musical pode parecer estar sempre presente na vida de cada ser humano e desde muito tempo atrás já faz parte do âmbito educacional tanto dos jovens bem como dos adultos. Os conhecimentos musicais podem ter início por meio das interações de ambientes, por meio das experiências mais objetivas que podem se tornar mais subjetivas.

Através de modelos de estudo de caso prontos é possível tanto fazer um estudo de caso

bem como realizar um trabalho de estudo de caso a partir dos mais variados tipos de estudo de caso com exemplos no momento em que é necessário elaborar os textos de acordo com as normas da ABNT e com a sua estrutura.

Os benefícios da música na educação

A música é uma das linguagens universais e, por ter participado da história de toda a humanidade uma vez que ela está presente desde as primeiras sociedades. Durante o período da Grécia Antiga, por exemplo, os ensinos da música eram obrigatórios e existem vestígios de que as orquestras já existiam durante aquela época. Por sua vez, os filósofos gregos durante a Antiguidade, ensinavam como certos acordes de música e como determinadas melodias poderiam criar respostas dentro dos organismos dos seres humanos.

Além do mais, a música pode proporcionar expansão dos vocabulários uma vez que ela pode explorar palavras que na maior parte das vezes não são nada comuns no ambiente de vida de cada um dos alunos. A música pode contribuir para a melhora da dicção no momento em que são trabalhados tanto o tempo musical bem como cada uma das entonações.

É importante ressaltar que para as crianças pequenas, a música pode beneficiar de forma direta cada uma das habilidades de aprendizado das palavras, falar de modo correto além de também compreender cada um dos novos sons que as outras pessoas podem emitir.

O processo de musicalização é considerado como um dos poderosos instrumentos que podem desenvolver nas crianças, uma vez que além da sensibilidade aos sons musicais, as qualidades mais essenciais como se concentrar, a coordenação motora, as disciplinas interpessoais, o equilíbrio da esfera emocional e muitos outros fatores que podem colaborar na formação do caráter de cada um dos indivíduos.

O processo de aprendizado da música voltado para a educação deve destinar-se a todas as pessoas, uma vez que deve buscar o desenvolvimento de um esquema de entendimento das linguagens musicais. Ainda assim, durante os processos de aprendizagem, é possível adquirir uma sensibilidade que pode ser obtida em meio a uma construção de ambientes em que o potencial de cada um dos indivíduos pode ser reconhecido.

A partir de um exemplo de estudo de caso é possível tanto montar um artigo científico com a sua conclusão bem como uma pesquisa de caso ao abordar a sua metodologia e cada objetivo ao escrever sobre cada método utilizado.