DESPORTO – O Tomarense Manuel Dias é 9º no Campeonato do Mundo...

DESPORTO – O Tomarense Manuel Dias é 9º no Campeonato do Mundo no Decatlo

A dupla tomarense Manuel Dias (atleta) e Tiago Madureira (treinador), em representação da Seleção Nacional, alcançam o 9º lugar no Campeonato do Mundo Sub20 (Juniores) em Tampere , Finlândia, decorrido entre os dias 10 a 15 de Julho, com um total de 7.212 pontos.
Este resultado constitui a 2ª melhor marca portuguese do ano e a 3ª terceira de sempre. Nesta prova, Manuel Dias, bateu os seus recordes pessoais em 4 das 10 provas realizadas, nomeadamente nos 400m, 110m barreiras e salto com vara.
A marca alcançada e a classificação obtida garantem ao atleta tomarense a continuidade no programa de Atleta de Alto Rendimento do IPDJ, o qual é muito importante para a sua preparação.

Num decatlo liderado pelos atletas australianos, seguido do jovem suíço, Manuel Dias não tendo um bom início de competição conseguiu superar a ansiedade e os nervos, colocando na competição uma das suas melhores qualidades, a consistência, permitindo uma boa classificação final.
Em apenas 22 atletas no mundo que conseguiram marca de qualificação para este Mundial, o cumprir do objetivo traçado, Top 10 Mundial, é um grande fator motivador para as próximas épocas, sabendo que, apesar das muitas horas de treino, o esforço compensa.
Há 2 anos atrás no Campeonato da Europa de Juvenis o atleta nabantino foi 10º classificado e desta vez, foi 9º no Campeonato do Mundo sendo o 6º Europeu.
De referir ainda que na comitiva Portuguesa seguiram 13 atletas e que apenas Mariana Machado obteve melhor classificação, sendo 4º lugar nos 1500m.