DESPORTO – Manuel Dias é o 14º Melhor da Europa no...

DESPORTO – Manuel Dias é o 14º Melhor da Europa no Decatlo

Realizou-se na passada semana, entre os dias 8 e 11 de julho, em Tallinn, Estónia, o Campeonato da Europa de Sub 23, organizado pela European Athletics, destinado aos atletas desse mesmo escalão.
Foram convocados 33 atletas que alcançaram marca de qualificação nas diferentes disciplinas do Atletismo. Manuel Dias obteve o “passaporte” para estes campeonatos quando se sagrou vice-campeão nacional de provas combinadas, em Vila Real de Santo António, onde terminou com o registo de 7323 pontos.
Manuel partia para esta aventura com o intuito de melhorar a sua marca e obter uma classificação digna e honrosa para o próprio, para Portugal e também para a sua cidade.
O atleta do União FCI de Tomar excedeu tudo isso, ao somar mais 77 pontos à sua anterior marca terminando este decatlo com uns impressionantes 7400 pontos alcançando o 14º Lugar (tinha a 20ª melhor marca à entrada para esta competição), somando assim mais uma brilhante prestação num grande palco como é o Campeonato da Europa de Sub 23.
O Decatlo, prova composta por dez disciplinas, teve o seu inicio no sábado, dia 10 de julho, de manhã, com os 100m, onde Manuel Dias alcançou um novo recorde pessoal na distância ao terminar em 11’’08. Seguiu-se o Salto em Comprimento, onde o tomarense esteve muito próximo do seu melhor ao saltar 7,13m e, finalizou a primeira jornada, com mais um novo recorde pessoal, desta feita, no Lançamento do Peso, onde arremessou o engenho de 7,26Kg a 12,74m.
Na segunda jornada, no mesmo dia mas à tarde, Manuel realizou mais uma marca muito próxima do seu melhor ao transpor a fasquia a 1,84m no Salto em Altura, a fasquia seguinte foi a 1,87m marca que seria um novo recorde pessoal para o atleta unionista. Na sempre difícil e exigente prova de 400m que corresponde com o final do primeiro dia, Manuel esteve mais uma vez ao seu melhor nível, terminando a volta à pista em 49’’68 ficando a apenas dois centésimos de segundo do seu melhor de sempre.
No final do 1º dia de competição, Manuel seguia na 14ª posição com um total de 3829 pontos e com tudo em aberto para alcançar um novo recorde pessoal.
Logo bem cedo, no domingo, bom registo para o tomarense na prova de 110m Barreiras ao terminar com o tempo de 15’’35, e de seguida lançou o Disco de 2Kg a 39,54m. Ainda no período da manhã, no Salto com Vara, com condições adversas devido ao vento que se fazia sentir no Estádio, Manuel terminou com a boa marca de 4,60m.
Na derradeira jornada, domingo à tarde, no Lançamento do Dardo, o Atleta do União FCI de Tomar realizou a sua melhor marca da presente temporada ao lançar o engenho de 800gr a 49,62m. Seguia-se a última prova do Decatlo, os 1500m, ou como é conhecida para os atletas de Decatlo a “maratona”, devido ao cansaço acumulado de dois dias de competição o que tornam as três voltas e dois terços à pista ainda mais exigentes quer a nível físico como mental. E se há “disciplina” onde o atleta ribatejano é bastante acima da média é na parte mental e, por isso, liderou esta última prova cerca de 1000m em busca da melhor marca possível. Terminou então esta última prova com o registo de 4’31’’49.
No final, feitas as contas, Manuel Dias concluiu o Decatlo com um novo recorde pessoal de 7400 pontos, subindo a 5º Melhor português de sempre no decatlo, e terminando como 14º melhor da europa nestes campeonatos. Está de parabéns o atleta Tomarense bem como o seu treinador Tiago Madureira.