DESPORTO – A decisão pelas últimas vagas da UEFA na Copa do...

DESPORTO – A decisão pelas últimas vagas da UEFA na Copa do Mundo de 2022 podem incluir um embate entre Itália e Portugal e muitas outras surpresas para os fãs do futebol

feet of soccer player tread on soccer ball for kick-off in the stadium

Itália e Portugal disputam vaga única para a Copa do Mundo de 2022

As eliminatórias que garantem 10 das 13 vagas da UEFA na Copa do Mundo de 2022, a última a ter apenas 32 equipes, ocorreram em novembro. Agora, os segundos colocados tentarão assegurar a sua vaga nos três espaços restantes, deixados para a repescagem continental.

Portugal está na Chave C, onde também estão Itália e Macedônia do Norte, além da Turquia, o próximo embate de Portugal. Para descontentamento dos fãs do futebol europeu, Itália e Portugal disputam a mesma vaga. Por outro lado, as expectativas para este possível embate estão altas, e até mesmo as casas de apostas legais em Portugal estão a abrir palpites para estes eventos futuros.

Como ocorreu o sorteio?

As dez seleções que disputarão as três vagas remanescentes da UEFA na Copa já estavam definidas, por terem sido segundos colocados dos 10 grupos formados para as eliminatórias. Em adição a elas, Áustria e República Tcheca garantiram suas vagas na repescagem pelo seu desempenho na Liga das Nações. O sorteio das suas posições nas três chaves ocorreu na sede da FIFA, em Zurique.

O evento contou com presenças ilustres, como o ex-jogador da seleção portuguesa, Tiago, além de Christian Karembeu (Copa do Mundo de 1998 com a França) e Lottar Matthäus (Copa do Mndo de 1990 com a Alemanha).

Os seis mandantes das semifinais foram sorteados primeiro, depois os seus adversários. Conforme a ordem, a final já ficou definida.

O evento que definirá as últimas três vagas da UEFA

A repescagem europeia teve as suas três chaves sorteadas no dia 26 de novembro de 2021. Os países foram divididos da seguinte forma:

● Chave A: Escócia x Ucrânia & País de Gales x Áustria
● Chave B: Rússia x Polônia & Suécia x República Tcheca
● Chave C: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia

Estes duelos das semifinais ocorrem no dia 24 de março de 2022, e a final decide quem irá para a Copa do Mundo apenas 5 dias depois, no dia 29. Como vantagem, Portugal tem a chance de disputar as duas etapas em casa, o que confere maiores chances a Cristiano Ronaldo e o resto da seleção.

Há estimativas de que Portugal se dê bem contra a Turquia, enquanto os fãs se dividem em opiniões quanto à seleção atual da Itália contra a Macedônia do Norte. De qualquer modo, a tetracampeã Itália jogará fora de casa nos dois embates.

As outras vagas na Copa do Mundo

Os países que conseguiram uma vaga direto para a Copa do Mundo foram Espanha, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Sérvia, Suíça, Croácia, Alemanha e Inglaterra. Eles se juntaram a outras nações que garantiram as suas vagas, como Brasil e Argentina, além do próprio Catar, o país-sede.

Próxima etapa

Depois que as equipes europeias conquistarem as suas vagas, outros continentes também terão definido os seus participantes. Pouco depois, em abril, ocorre o sorteio da fase de grupos, com o país-sede Catar já tendo garantido a sua vaga no jogo de estreia. É claro que o evento em si só começa oito meses depois, em novembro, o que contribui para a expectativa do público.

Vale destacar que a mudança no cronograma da Copa do Mundo se deve à estação do verão no Catar e suas altas temperaturas nos meses comuns para o evento. Os fãs de futebol notarão que isso influenciará outros eventos também, como a Premier League, que começará uma semana antes para abrir espaço para a Copa.

O sorteio da fase de grupos está agendado para 1 de abril de 2022, em Doha, a capital do país-sede, o Catar. Essa fase de grupos definirá em quais estádios todos os times europeus e do resto do mundo jogarão e contra quem. Serão quatro disputas por dia da estreia no dia 21 de novembro até o dia 1º de dezembro.

Um passo de cada vez, mantenha os olhos em quem se classificará para esse evento que tem tudo para ser marcante.