AGENDA

Cultura: quais tradições dos EUA e do Reino Unido ajudam a entender por que vale a pena aprender inglês?

Aprender um idioma internacional estrangeiro é um grande benefício global. Não se trata apenas da conexão direta com a comunidade de língua inglesa. Trata-se também de outras vantagens ainda mais interessantes. A pessoa, na prática, pode finalmente começar a se comunicar com quem desejar.

Além disso, trata-se principalmente de imersão na cultura dos países de língua inglesa, que é rica e cheia de história, tradições e outras particularidades. E o conhecimento do idioma ajuda não apenas a compreender determinado produto ou serviço, mas também a tornar o processo de imersão (como compras, pedidos, comunicação e assim por diante) ainda mais envolvente.

Na prática, aprender inglês significa abrir um mundo de perspetivas, oportunidades e privilégios que permitem expandir os horizontes. O mais importante é não se acomodar e prestar atenção ao património cultural dos países onde o idioma estrangeiro permeia literalmente tudo ao redor. Mesmo quando olhamos para empresas, políticos e pessoas conectadas com o mundo digital, todos se esforçam para saber e falar inglês num nível decente. E isso não é por acaso.

Tradição da compra de uísque americano nos EUA

A América, já há bastante tempo como um país popular e querido por muitos, possui os seus costumes únicos e bastante interessantes. Vale destacar um exemplo incrível. Existem tradições que se relacionam diretamente com a produção de uma bebida sofisticada, adorada em muitas partes do mundo: o uísque. O fato é que uma característica especial, especialmente na produção da bebida, é o uso do milho. Esse ingrediente confere ao uísque um charme particular, percebido apenas ao degustá-lo. Mas, ao mergulhar no aspeto cultural, o contexto é muito mais profundo e envolve as seguintes características:

  1. O uso do milho tornou-se uma verdadeira tradição;
  2. Ele proporciona à bebida viscosidade e sabor intenso;
  3. Graças a esse ingrediente, é possível produzir bourbon em diferentes estilos – no estilo do Tennessee e outros;
  4. O milho tornou-se uma característica regional de todo o processo de fabricação.

Ao aprender (de forma simplista) a história, fatos interessantes e tradições do uísque, os alunos podem melhorar a sua compreensão de uma língua estrangeira. Isso porque, no processo, eles certamente terão contacto com um vocabulário único, gramática interessante, contextos culturais, conceitos históricos e terminologia especializada. Naturalmente, essas não são todas as tradições que vale a pena conhecer.

Quais outras tradições da cultura de língua inglesa são realmente interessantes?

Existem muitos costumes que realmente ajudam a conhecer melhor a cultura de língua inglesa e contribuem para um aprendizado mais ativo do idioma estrangeiro. A essência é que o aprendizado não pode se limitar apenas ao estudo da gramática ou do vocabulário. Para mergulhar completamente na cultura de língua inglesa, é importante compreender também as tradições que estão na base da sua existência. Entre os principais costumes, destacam-se os seguintes:

  1. Chá da tarde. O chamado chá da tarde é considerado uma parte importante e típica da cultura britânica. O horário padrão para o chá é logo após o almoço – pode acontecer às 14:00, 15:00 ou 16:00, mas não mais tarde. Durante o chá, a pessoa escolhe o seu chá favorito e os acompanhamentos. Os mais populares são os mini bolos, que podem ser consumidos de uma só vez, e sanduíches (como os com pepino ou outro vegetal popular no Reino Unido). Esta tradição foi criada por Anna Russell, ainda em 1840, que adorava comer entre o almoço e o jantar.
  2. A tradição da “Corrida do Queijo”. Refere-se à corrida de queijo de Cooper’s Hill. Este antigo entretenimento é considerado um costume britânico. Os participantes devem pegar uma bola de queijo enquanto ela rola pela «Cooper». Este evento extraordinário e, de certa forma, “desportivo” ocorre todo o ano na última segunda-feira de maio. Foi criado no século XV e desde então mantém a sua relevância.
  3. Costume do “Dia dos Presentes”. Este dia é comemorado logo após o Natal, em 26 de dezembro. Esta tradição faz parte dos feriados públicos no Reino Unido. O mais importante neste dia é presentear familiares e amigos. Eles costumam fazer boas surpresas ou organizar festas onde todos falam inglês.
  4. “Cabine telefónica vermelha”. Este ícone pode ser visto não apenas em várias partes do Reino Unido, mas também nos EUA. É um símbolo conhecido da Grã-Bretanha, criado em 1924 por J. Gilbert Scott, que o popularizou como um verdadeiro símbolo arquitetónico. Mesmo com o uso generalizado de dispositivos digitais, gadgets e smartphones modernos, as cabines vermelhas continuam em destaque, e turistas e moradores frequentemente tiram fotos nelas. A cabine vermelha é um símbolo do património britânico, com aparência bastante impactante.

Naturalmente, os costumes e tradições não terminam por aqui. Mas é possível se aproximar da cultura americana e britânica por meio do estudo ativo do idioma estrangeiro, que certamente nunca será supérfluo no vocabulário de ninguém.

O que é importante considerar?

Voltando à questão da importância de estudar a cultura ao aprender um idioma, podemos dizer com segurança que, ao estudar uma língua internacional, a pessoa poderá entender melhor as características dos países onde essa língua é considerada a principal, oficial, reconhecida (inclusive por lei, etc.). Além disso, poderá aprender mais sobre tradições, tornando o idioma mais consciente e utilizando fatos nas interações com outras pessoas.

Na prática, o conhecimento da cultura ajuda a dominar o idioma de forma mais clara e compreendê-lo num nível mais profundo. É possível mergulhar no contexto real, encontrar motivação para um aprendizado mais ativo e ampliar significativamente o vocabulário pessoal. Assim, coisas aparentemente banais, como a produção de uísque, não parecerão triviais, mas adquirirão verdadeiro significado. 

E, claro, a pessoa se aproxima ainda mais da cultura dos diferentes países cujo idioma deseja aprender a falar fluentemente. No futuro, isso lhe abre grandes oportunidades e privilégios. O conhecimento de fatos históricos e tradições interessantes também permite demonstrar o aprendizado adquirido e destacar que a pessoa é tolerante com os costumes e os compreende.