CONSTÂNCIA – Verão no Museu com construção de herbário, oficina de pintura...

CONSTÂNCIA – Verão no Museu com construção de herbário, oficina de pintura e teatro de Robertos

Verao_Museu_2022

A Câmara Municipal de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, vai dinamizar de 15 a 25 de agosto um conjunto de atividades que integram o Verão no Museu, as quais vão ter lugar naquele espaço museológico e no seu jardim.

A primeira iniciativa vai decorrer no dia 15 de agosto, às 10H00, com a Construção de herbário de plantas do jardim do Museu. A atividade consistirá na elaboração de um herbário, coleção de plantas ou partes de plantas prensadas e secas, onde se abordarão temas como os procedimentos para a sua realização, identificação de espécies e as suas características

No domingo, 21 de agosto, a partir das 10h00, os interessados poderão participar na Oficina de pintura – Conhecer os peixes dos rios Zêzere e Tejo. Esta atividade tem como objetivo levar as crianças a conhecer as diferentes espécies dos rios Tejo e Zêzere através da pintura sendo uma excelente atividade de educação e sensibilização para a proteção dos rios de forma lúdica e divertida.

O teatro tradicional português de marionetas, através do Teatro Dom Roberto, encerra a 25 de agosto, às 10H00, as iniciativas inseridas no Verão no Museu. O Teatro de Robertos representa, seguramente, uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto direto com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”. Mais recentemente, e procurando preservar esta forma de arte tradicional, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos, entre elas “O Castelo dos Fantasmas”. Pretende-se assim, não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

Todas as atividades são gratuitas, sendo a sua inscrição obrigatória até às 17H00 do dia anterior à atividade, através do telefone: 249 730 053 ou do endereço eletrónico: museu.rios@cm-constancia.pt.

Durante o mês de agosto o Museu dos Rios e das Artes Marítimas está aberto todos os dias, das 10H00 às 12h30 e das 14H00 às 17H30.