CONSTÂNCIA – Unidade Local de Saúde assinalou Dia Internacional do Enfermeiro

O Cineteatro de Constância foi palco para a realização do 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐨 promovido pela 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨, assinalando o 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐄𝐧𝐟𝐞𝐫𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨, sob o tema: “𝐈𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬: 𝐔𝐦𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞?”. O evento revelou-se um verdadeiro sucesso, contando com casa cheia e a participação ativa de profissionais de saúde, especialistas e demais interessados na área dos cuidados de enfermagem. O anfiteatro encheu-se de vozes, ideias e experiências, num ambiente de partilha e reflexão que reforçou a importância da integração de cuidados como um pilar fundamental na construção de um sistema de saúde mais eficiente, humano e centrado nas pessoas. A Conferência de Abertura, conduzida por Maria Augusta de Sousa, Enfermeira Bastonária da Ordem dos Enfermeiros entre 2004 e 2011, foi um dos momentos altos do programa. Com a sua reconhecida experiência e visão estratégica, trouxe à discussão a urgência e os desafios da integração dos cuidados de enfermagem num contexto de constante transformação dos serviços de saúde.

O programa incluiu ainda:
• Quatro mesas redondas, que promoveram debates ricos e multidisciplinares sobre temas atuais e pertinentes à prática e organização dos cuidados;
• Dois workshops interativos, que proporcionaram experiências formativas e práticas muito valorizadas pelos participantes.
«O sucesso do evento reflete o empenho da ULS Médio Tejo em valorizar os enfermeiros, fomentar a formação contínua e contribuir ativamente para o desenvolvimento de soluções integradas e sustentáveis em saúde. Este encontro ficou marcado não só pela elevada participação, mas sobretudo pelo envolvimento e entusiasmo de todos os presentes, que saíram mais motivados e conscientes do papel fundamental que os enfermeiros desempenham na transformação dos cuidados de saúde em Portugal», refere, em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.
