O município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’ Neill, dinamizou o projeto pedagógico «Amar-te e Respeitar-te», uma iniciativa que decorreu no Auditório do Centro Ciência Viva de Constância, destinada aos alunos do 3º Ciclo e Secundário da Escola Básica e Secundária Luís de Camões. “Amar-te e Respeitar-te” é um projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro que visa capacitar e dotar os e as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares.
A iniciativa integrou a apresentação do livro “Amar-te e Respeitar-te”, uma performance musical com Jimmy P, e uma peça de teatro, que é a adaptação das três histórias do livro ao teatro. «Amar-te e Respeitar-te», engloba a atividade intermunicipal do PEDIME “Encontros com Escritores”, no âmbito da programação cultural do Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo (GT-RBPMT) dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. A Estrutura de Atendimento à Vítima designada Espaço M de Constância, atendendo ao seu papel na área da prevenção da violência doméstica associa-se a esta iniciativa.
Registe-se que o livro «Amar-te e Respeitar-te» compreende três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro, contadas para apresentar três realidades distintas: a realidade percecionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”, a realidade percecionada pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”, e a realidade de uma relação de namoro vivida (não só, mas também) no mundo virtual, com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”. Com a realização desta atividade, por ocasião do Dia dos Namorados, o município pretende alertar os jovens para os múltiplos comportamentos que levam à violência no namoro. Promovido pela Câmara Municipal de Constância, o projeto «Amar-te e Respeitar-te» é desenvolvido pela Betweien, em coautoria com o músico Jimmy P e conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo -, um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. www.cm-constancia.pt