Início CULTURA CONSTÂNCIA – Júlia Amorim escreve “carta aberta” à população: Festas de Nossa...

CONSTÂNCIA – Júlia Amorim escreve “carta aberta” à população: Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem estão à porta

Maria Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal de Constância, escreveu uma “carta aberta” à população do concelho da Vila Poema. No teor da “missiva” está a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que terá lugar em Março. Eis o texto, na íntegra: «Como é da tradição, que muito nos honra e orgulha, vão realizar-se pela Páscoa (de 26 a 28 de março) as Festas do Concelho / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

As Festas constituem um tributo a muitas gerações anteriores à nossa que, há mais de duzentos anos, celebram na foz do Zêzere o encontro dos homens com os rios e a vida que eles representam. E são, também, uma manifestação de alegria e de força coletiva que alimenta a nossa autoestima e atrai muitos visitantes que connosco festejam o início da primavera. Cabe-nos a nós, no presente, dignificar e engrandecer as Festas e levá-las mais grandiosas ainda às gerações que virão. A Câmara Municipal, a quem cabe a organização das Festas do Concelho, tem consciência de que pouco pode fazer sozinha e de que a qualidade e o sucesso dos festejos dependem, antes de mais, do envolvimento e da participação das pessoas e das instituições do concelho que lhes dão corpo e sentido enquanto grande festa coletiva.

Nesse sentido, e como vem fazendo nos últimos anos, a Câmara Municipal tem todo o gosto e o maior interesse em ouvir os munícipes e os responsáveis das instituições, do comércio e das forças vivas do concelho e em partilhar com eles as suas alegrias e as suas dificuldades relativamente às Festas, buscando ideias novas e sugestões criativas que possam contribuir para as melhorar mais ainda. Assim, gostaria de a/o convidar a participar numa reunião a realizar na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, pelas 20:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para em conjunto refletirmos sobre a organização das nossas Festas e sobre o modo de lhes dar ainda maior brilhantismo. Conto consigo!».