As Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, têm como tema Património Industrial e técnico, que irá desenvolver-se nos dias 25, 26 e 27 de setembro, através da realização de iniciativas que pretendem chamar a atenção para um conjunto de património, algum ainda em uso e outro já abandonado, que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, etc., entre muitas outras realizações da indústria e da técnica, que testemunham o engenho e criatividade das gerações passadas.
O município de Constância associou-se a esta comemoração com a realização dois passeios pedestres. O primeiro, percurso realiza-se no dia 26 de setembro, pelas 9h00, na Ecoteca do Parque Ambiental e designa-se À descoberta das Azenhas da ribeira de Alcolobre. Pretende dar a conhecer um pouco mais desta ribeira, que corre num vale profundo e rochoso e apresenta uma galeria ripícola bastante bem conservada. Destaca-se ainda neste património natural, a forte presença humana, através das numerosas ruínas de azenhas, levadas e açudes existentes neste curso de água, que evidenciam a importância económica da ribeira no passado para a população da região.
No dia 27 de setembro, pelas 9h00, realiza-se o percurso pedestre As 5 pontes de Constância, que irá identificar estas pontes, construídas em diferentes épocas e compreender a sua presença como uma necessidade económica, militar e social das populações. A localização deste património edificado, sobre os rios, permitirá observar um património natural rico, onde se destacam as paisagens ribeirinhas com a sua fauna e flora próprias, que urge conhecer e conservar.
Para mais informações, esclarecimentos e inscrições devem os interessados, contactar o Parque Ambiental de Santa Margarida, através do telefone 249 736 929 ou do endereço eletrónicoparqueambiental@cm‐constancia.pt