No âmbito da comemoração do Centenário da Escola Primária Mixta de Constância, atual Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, está patente ao público, a Exposição: Memórias da minha escola… no sentido de sensibilizar a comunidade para a importância deste edifício escolar para as várias gerações de alunos que passaram por este lugar de aprendizagem e de sociabilidade.
Com a ideia de criar esta exposição efetuou-se uma recolha de testemunhos junto da população mais idosa do concelho, incluindo a população institucionalizada nos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância, que forneceram memórias e vivências do seu tempo de escola, mas também documentos, objetos e fotografias que guardavam carinhosamente do seu tempo de escola. Além deste património imaterial recolheu-se também património material, como aquele que ainda existia nos estabelecimentos de ensino de Montalvo, no Centro Escolar de Constância e de Santa Margarida, assim como em algumas associações culturais do concelho que cederam as peças para a realização desta iniciativa.
Com este envolvimento da comunidade, foi possível recriar uma sala de aula do período do Estado Novo, recorrendo à exposição de antigos manuais, mobiliário, material escolar, fotografias, objetos religiosos, exames, provas escritas, etc., que foram amavelmente cedidos com o objetivo de recordar aos mais novos a escola de antigamente e acima de tudo mostrar que este património não deve ser esquecido, mas transmitido e divulgado.
Esta exposição está patente ao público, durante a semana das 9h30 às 18h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, até ao dia 29 de janeiro de 2016. Para mais informações e esclarecimentos devem os interessados, contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através do telefone 249 739 367 ou via correio eletrónico para biblioteca@cm-constancia.pt