“Pedir os Bolinhos” é talvez uma das tradições mais antigas que ainda se cumprem no concelho de Constância. No dia de Todos-os-Santos, 1 de Novembro, logo de manhã cedo, as crianças saíram à rua com os seus saquinhos de pano e juntaram-se em pequenos grupos e foram de porta em porta pedir os bolinhos.
Esta é uma tradição antiga de cariz religioso. Perante o pedido das crianças – bolinhos, bolinhos, à porta dos seus santinhos! – os donos das casas oferecem dinheiro, doces, frutos secos, broas, romãs, entre outras delícias. Este é sem dúvida um dia diferente para as crianças que, em muitos casos, voltam a casa para despejar o saco repleto.
O jardim-de-infância de Constância não quis deixar de assinalar a tradição e, no dia 31 de Outubro, os mais pequenos, em fila, percorreram a zona alta da vila pedindo os bolinhos. Registe-se que em Constância, existe a cada ano que passa um maior número de crianças a pedir os bolinhos, ficando os mais crescidos responsáveis por acolher os mais pequenos e com eles calcorrear as ruas da vila. www.cm-constancia.pt