A meio de 1916 Portugal fazia um esforço enorme para preparar cerca de 20 000 homens para participar na Grande Guerra ao lado dos Aliados, a maior parte dos quais seriam depois enviados, como Corpo Expedicionário Português, para a frente de trincheiras no norte de França. A preparação desses militares foi feita no Campo de Manobras de Tancos. Aconteceu em tão pouco tempo, apenas alguns meses, que ficaria conhecida como o Milagre de Tancos. E a grande parada militar, realizada no final dos treinos com o objetivo de mostrar ao país e à Europa a nossa capacidade organizativa e a nossa determinação de participar na Guerra, teve lugar no concelho de Constância: foi a célebre Parada de Montalvo, na qual estiveram presentes o presidente da República, o ministro da Guerra e muitas outras altas individualidades e convidados. O povo de Montalvo, que guarda memória desse acontecimento marcante, ainda hoje aponta um terreno plano, para a banda do Tejo, onde ele aconteceu e a que chama Terreiro da Parada.
Assinalando os 100 anos da Parada de Montalvo e o notável esforço de guerra a que o concelho de Constância, como Portugal inteiro, então foi chamado, a Câmara Municipal de Constância e o Fórum Ribatejo organizam, no sábado, 29 de outubro, o colóquio O Ribatejo e a Grande Guerra que terá lugar em Montalvo, na Quinta Dona Maria, conforme cartaz-programa que se anexa. Um diversificado conjunto de historiadores fará luz sobre a participação do Ribatejo na Grande Guerra, apresentando comunicações sobre Constância e diversos outros concelhos da nossa região.
Na véspera, dia 28, pelas 20:30, no mesmo espaço, realiza-se uma sessão com a população, na qual estarão presentes familiares de militares do concelho que estiveram na Guerra, evocando e partilhando memórias. Nessa sessão será feita a apresentação pública do livro O Concelho de Constância e a Grande Guerra que inclui a Agenda de Algibeira de 1918 do combatente de Montalvo Manoel Rodrigues Silva.
Paralelamente estará patente uma exposição relacionada com a participação do concelho de Constância na Grande Guerra.