Início AGENDA CHAMUSCA – Município traz Academia Faz Acontecer para jovens do concelho

CHAMUSCA – Município traz Academia Faz Acontecer para jovens do concelho

O Município da Chamusca estabeleceu uma parceria com o projeto “Academia Faz Acontecer”, de André Leonardo, para trazer aos jovens do concelho a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades empreendedoras e de fazerem acontecer os seus sonhos pessoais, profissionais e académicos. O projeto vai decorrer durante o ano letivo de 2018/2019 e dirige-se a todos os alunos do ensino secundário e profissional do Agrupamento de Escolas da Chamusca. A iniciativa arrancou no dia 12 de dezembro com a primeira palestra motivacional por André Leonardo, direcionada aos jovens das turmas do 10.º ao 12.º ano. André Leonardo desafiou os jovens a participarem no projeto relatando algumas das histórias da sua viagem ao mundo, viagem que esteve na origem da Academia Faz Acontecer. Explicou ainda que o projeto vai culminar com a realização de um concurso municipal entre as várias ideias participantes na Academia, ideias essas que vão estar depois em destaque no concurso nacional, que se realiza nos Açores com participantes internacionais e os vencedores dos vários municípios onde decorre a Academia. No caminho até ao concurso e ao grande encontro nacional, ainda vão acontecer na Chamusca várias iniciativas: um bootcamp para desenvolvimento das ideias dos jovens; 4 workshops e várias sessões de mentoria especializada para apoio direcionado.

O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, participou na primeira destas palestras motivacionais e explicou aos jovens que o objetivo do Município é de lhes fornecer ferramentas inovadoras para que possam desenvolver as suas competências pessoais, académicas e profissionais. “Os jovens têm um poder imenso que, por vezes, nem imaginam. Estamos a dar-vos ferramentas. Não são martelos nem alicates, são ferramentas para pensar, para desenvolver uma visão diferente do mundo”, afirmou Paulo Queimado. André Leonardo sublinhou que é possível “fazer acontecer” na Chamusca. “Não importa as condições de partida que temos, o importante são as decisões que tomamos e se queremos muito fazer uma coisa”, disse o mentor do projeto Academia Faz Acontecer. Contou também como “fez acontecer” pela primeira vez na sua vida, quando ainda pequeno vendeu flores do jardim de sua casa para poder comprar pastilhas elásticas. “Mais tarde soube que esta minha atitude tinha um nome: empreendedorismo”, recordou André Leonardo, deixando uma mensagem aos jovens: “ninguém pode fazer acontecer por vocês, não vale a pena queixarem-se – ‘Ah! Não me dão emprego! Não me apoiam” – são vocês que têm de fazer as coisas acontecer”. O mentor da Academia e do programa de televisão “Faz Acontecer” – que passa no Canal Q e já teve um episódio dedicado à Chamusca – disse ainda aos jovens que devem procurar sempre a excelência e que, “quando algo correr pior, se tiverem essa meta em mente vão ser sempre muito bons ou, pelo menos, bons naquilo que fazem”. “Às vezes podemos pensar que não somos pessoas suficientes para fazer as coisas, mas somos, sobretudo se gostarmos e quisermos muito fazer algo”, frisou André Leonardo, destacando o papel importante do Município da Chamusca ao dar a oportunidade de os jovens terem acesso a estas ferramentas e por ter criado o Gabinete para a Juventude – Matriz 21. A Academia Faz Acontecer nasceu com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais e profissionais e de inspirar e capacitar os jovens para fazerem acontecer, seja um projeto a nível pessoal seja a nível escolar/profissional.

Como inscrever-se na Academia – Os alunos do ensino secundário e profissional do concelho podem entregar as inscrições aos seus diretores de turma ou diretamente no Gabinete para a Juventude da Chamusca, no Edifício dos Paços do Concelho, entre as 11h00 e as 18h00; podem ainda enviar por email para os endereços gab.juventude@cm-chamusca.pt ou geral@fazacontecer.pt até dia 21 de dezembro.