O Município da Chamusca assinala os 500 anos do nascimento de Ruy Gomes da Silva, que se comemora a 27 de outubro, com atividades entre os dias 27 e 29 de outubro, nomeadamente com uma Palestra e um Encontro de Bibliotecas Itinerantes. Rui Gomes da Silva, figura marcante do séc. XVI, filho de D. Francisco da Silva e de D. Maria de Noronha, senhores de Ulme e Chamusca, tendo estes lugares sido elevados a vilas através da sua influência junto de D. Catarina (na menoridade de D. Sebastião). Numa singela homenagem, entendeu o Município da Chamusca perpetuar o seu nome, através da Biblioteca Municipal, bem como do recente projeto da Biblioteca Itinerante “Biblioteca do Ruy”.
Desta forma e para assinalar a data estão agendadas as seguintes atividades:
Dia 27 outubro
Palestra “Ruy Gomes da Silva, entre o homem e o príncipe” por Guillermo Rocafort Pérez, licenciado em Ciências Politicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid, professor de Economia Pública e Economia Empresarial na Universidade Carlos III de Madrid e analista politico é o autor, entres outras publicações, de “El principe de Éboli” (2007), traduzido e editado em Portugal com o título de “O Príncipe da Paz” (2008). Nesta palestra serão abordados os seus feitos e factos que com toda a certeza irão reforçar a imagem de lealdade e amizade, diplomacia e tolerância.
Dia 28 e 29 outubro
Sendo Ruy Gomes da Silva patrono da Biblioteca Municipal e uma vez que este é o ano em que foi inaugurada a Biblioteca do Ruy, o Município considerou pertinente realizar este I Encontro de Bibliotecas Itinerantes, uma oportunidade única de aliar este facto às comemorações dos 500 anos do seu nascimento. Subordinado ao tema “Itinerâncias – caminhos para novas narrativas”, este Encontro visa fomentar a partilha de experiências, projetos, saberes e ideias através do livro e da leitura.
Dia 29 Outubro
Apresentação do livro “Ruy Gómez de Silva, de Privado de Felipe II a Señor de Vasallos” de Aurelio Garcia López, doutor em História pela Universidade de Alcalá, trabalha como arquivista e em vários projetos de investigação outorgados por instituições culturais internacionais, centrados na comunidade mourisca de Pastrana, religiosidade popular e sociologia do Renascimento. Com várias publicações e prémios obtidos, a sua última biografia é dedicada a Ruy Gomes da Silva.
O príncipe de Éboli e duque de Pastrana, Ruy Gomes da Silva, regressa simbolicamente durante três dias à sua terra Natal, nesta comemoração dos 500 anos do seu nascimento, com a certeza que todos ficarão a conhecer melhor a vida e obra desta figura incontornável do séc. XVI, com uma ligação profunda ao concelho da Chamusca.