O Município da Chamusca lançou o Programa de Apoio à Recuperação do Comércio Local do Concelho, com o objetivo de dar resposta às consequências económicas da interrupção forçada de atividade que afetaram o comércio local e a restauração, provocadas pelas medidas de restrição decorrentes da crise sanitária da pandemia COVID-19. O objetivo desta medida foi apoiar a recuperação do tecido económico local, após o longo confinamento de 2020 e 2021.
No âmbito deste apoio, o Município da Chamusca distribuiu 150 mil euros, uma das maiores verbas a nível regional, dos quais 108.910,01€ foram disponibilizados a estabelecimentos em nome individual e 41.698,41€ destinaram-se a empresas do concelho da Chamusca.
Com esta iniciativa municipal, foi possível apoiar em 75% das despesas mensais dos estabelecimentos de comércio e restauração, nomeadamente pagamento de renda ou prestação de empréstimos dos imóveis, despesas de eletricidade e encargos com salários. O objetivo foi assegurar os rendimentos das famílias e também a manutenção de postos de trabalho.
As sessões de entrega dos cheques do Programa de Apoio à Recuperação do Comércio Local foram realizadas de uma forma simbólica, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, de forma a garantir as condições de segurança e higiene recomendadas pela DGS.
Tendo as sessões de atribuição dos cheques coincidido com a data de abertura das lojas, restaurantes, cafés e pastelarias (de acordo com o Plano de Desconfinamento definido pelo Governo), o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, salientou que “estamos convictos de que este será também um incentivo aos empresários para a retoma da sua atividade económica”
No âmbito da resposta às situações de precariedade económica provocadas pela pandemia Covid-19, recorde-se, o Município da Chamusca já tinha lançado o Fundo de Emergência Municipal – Famílias, em dezembro de 2020. O Fundo de Emergência Municipal (FEM-Famílias) contou com uma verba de 20 mil euros, destinados a comparticipar as despesas mensais regulares – renda da casa, água, eletricidade e gás – das famílias residentes no concelho da Chamusca que que tivessem sofrido quebra do seu rendimento disponível, provocado pelas medidas combate à evolução da pandemia.