Está a decorrer desde 1 de junho o Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, promovido pelo Município da Chamusca.
Este Programa destinou-se aos jovens residentes no concelho da Chamusca, detentores de grau académico de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou de Curso Técnico Profissional (CTeSP), que foram desafiados a apresentar um projeto inovador e pertinente para implementar na Chamusca.
Nesta fase, seis jovens licenciados apresentaram propostas de projeto que estão a desenvolver nas seguintes áreas:
ZOOTECNIA
IGUALDADE DE GÉNERO
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
CRIAÇÃO DE LAÇOS INTERGERACIONAIS
CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS
Os jovens encontram-se em fase de formação ministrada em parceria com a Hivework Social, incubadora de inovação social, promovida pela Associação Tempos Brilhantes e com o apoio do Município da Chamusca.
O Programa tem a duração de 1 (um) ano, durante o qual os jovens licenciados terão oportunidade de desenvolver diversas atividades e frequentar programas de formação por forma a consolidarem os seus projetos, permitindo assim a sua aplicação no âmbito dos serviços e das atividades direta ou indiretamente desenvolvidas pelo Município da Chamusca.
Os jovens são desafiados a fazerem a caraterização do concelho, de modo a utilizar essa informação no desenvolvimento dos seus projetos.
“São um grupo muito coeso, estão a trabalhar de forma muito motivada, colaborativa. Embora sejam jovens provenientes de diversas áreas de formação, estão a aprender uns com os outros”, sublinha a Vice-Presidente Cláudia Moreira. “O que se pretende é que no final do ano os projetos sejam aplicados pelos nossos jovens. É esse o objetivo do Programa”, reforça.