CHAMUSCA – Jardim Social na Semana da Ascensão: ver, sentir e partilhar

CHAMUSCA – Jardim Social na Semana da Ascensão: ver, sentir e partilhar

A Semana da Ascensão acolhe em 2019 um espaço muito especial. O “#Jardim Social – Ver, Sentir e Partilhar” é o espaço da partilha intergerações que vai acolher e promover as nossas instituições sociais, com atividades destinadas às crianças, aos jovens e aos seniores. No coração do Ribatejo, bem no coração da Vila, no principal momento da nossa vida coletiva, em plena Semana da Ascensão, o Jardim Social é o pulsar do coração das nossas gentes mais genuínas, com orgulho no que aprenderam no seu passado e com os olhos postos no futuro, no nosso futuro e das nossas crianças e jovens. É um jardim de emoções, de afetos e de valorização das nossas tradições. Aqui pode viver experiências transformadoras pela arte e pelo contato com o que de melhor e mais autêntico sabemos fazer e temos para mostrar ao mundo. O modelo do Jardim Social foi concebido de forma participada pelos vários parceiros que integram o projeto. Por isso, a própria decoração dos espaços vai estar a cargo das instituições e de acordo com a sua criatividade e com a especificidade dos objetivos da sua participação na feira. O Jardim do Coreto é o nosso Jardim Social e é aqui que vai poder encontrar a exposição dos saberes das nossas gentes, através do trabalho colaborativo e em rede feito pelas nossas universidades seniores e pelas nossas IPSS, que vão partilhar entre si os espaços de exposição e desenvolverem atividades conjuntas a pensar em quem nos visita durante a Semana das Ascensão. No Jardim Social vai encontrar também uma área mais dedicada aos jovens, com a dinamização a cargo do Matriz 21 – Gabinete para a Juventude do Município da Chamusca, e ainda uma zona com atividades dedicadas às nossas crianças, promovidas pelos serviços de Educação do Município. O Jardim Social dá ainda continuidade ao trabalho iniciado em 2018, pelo projeto Nylons & Popelinas, este ano associado ao novo projeto Hivework Social, um dos quatro projetos integrados nas Parcerias para o Impacto, promovido pela Associação Tempos Brilhantes, ao qual o Município da Chamusca se associou como investidor social. Em 2018, o Nylons & Popelinas desafiou as IPSS do concelho a desenvolverem produtos e novas marcas, com base nos saberes tradicionais dos seniores do concelho da Chamusca. Este projeto esteve em destaque na Feira Social de 2018, que decorreu também neste espaço, durante a Semana da Ascensão. Este ano, o projeto evoluiu para o Hivework Social, que dá um passo em frente e traz uma nova dimensão da partilha intergeracional, juntando seniores e mais jovens em parcerias de empreendedorismo e de criação de produtos com valor distintivo. O Jardim Social vai ter também dias temáticos, com atividades específicas que assinalam diversas dimensões da vida em comunidade: O calendário de temas é o seguinte:

Dia da Amizade –27 de maio

Dia Mundial do Brincar “World Play Day” – 28 de maio

Dia da Juventude –29 de maio

Dia da Tradição –30 de maio

Dia dos Irmãos –31 de maio

Dia da Criança – 1 de junho

Dia do Bem-Estar –2 de junho

Há também um programa de animação próprio no Jardim Social, com música tradicional e popular, momentos de dança que incluem uma maratona de dança, demonstrações, animação infantil, jogos tradicionais, peddypaper, entre outras atividades.

“Pelo direito a brincar” – Na programação temática do Jardim Social, há um dia muito especial, o Dia Mundial do Brincar, que se assinala a 28 de maio em 40 países de todo o mundo. É uma data instituída pela International Toy Library Association (ITLA), que pretende sensibilizar toda a comunidade para o direito ao brincar, conforme está reconhecido no artigo 31 da Convenção dos Direitos das Crianças das Nações Unidades. Neste dia, as várias instituições presentes no Jardim Social são convidadas a desenvolverem jogos tradicionais. O Jogo do Pião vai ser dinamizado pela Universidade Sénior da Carregueira, o Jogo da Macaca chega pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, a Cabra Cega pela Universidade Sénior de Vale de Cavalos, o Jogo da Malha pela Universidade Sénior da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, a Corrida de Sacas pelo Centro de Apoio Social da Carregueira, o Saltar à Corda pelo Centro de Apoio Social do Chouto, Jogo do Elástico pelo Aconchego – Centro de Apoio Social, o Jogo do Peixinho pela Casulme, Jogo das Latas pela Universidade Sénior de Ulme, Jogo do Anel pelo Centro de Apoio Social da Parreira, “Ski Rural” pela Universidade Sénior da Parreira e Chouto, Corrida de Caricas pela CPCJ Chamusca e Macaquinho do Chinês pela Ludoteca da Chamusca.