Início REGIONAL CHAMUSCA – Grandes bandas e artistas em cartaz, quatro noites de fado...

CHAMUSCA – Grandes bandas e artistas em cartaz, quatro noites de fado e o trail “Coração do Ribatejo” fazem parte de um programa da Semana da Ascensão

Faltam apenas dois dias para o início da maior festa do concelho da Chamusca. A Semana da Ascensão arranca já no próximo sábado, dia 21 de maio, termina a 29 e atinge o seu auge na quinta-feira de Ascensão, a 26 de maio, feriado municipal.

 

Semana da Ascensão na Chamusca tem nove dias e não apenas sete. De 21 a 29 de maio seremos ainda mais o Coração do RibatejoA Semana da Ascensão é uma festa de todos para todos, mas é muito mais do que os olhos e os ouvidos podem sentir. É um estado de alma e de sentir do nosso povo.

 

A maior semana do concelho da Chamusca promete muita diversão com espetáculos de música e de teatro, folclore ou provas desportivas, este ano com a novidade da realização da primeira prova de trail “Coração do Ribatejo”, na qual já estão inscritos mais de 700 participantes.

 

Durante o certame não vão faltar tasquinhas, mostras de artesanato e de produtos regionais, gastronomia tradicional, quatro noites de fado, atividades equestres e taurinas, cultura e especialmente tradição.

 

Do programa faz parte a apresentação do livro “Costumes e Tradições – Associações Etnográficas do Concelho da Chamusca” (22 de maio, às 16h00, no Páteo Ascensão), um trabalho que resultou de uma investigação minuciosa feita por Susana Cruz, ao longo de vários meses e que pretende contar um pouco da história do concelho e falar sobre os seus costumes e tradições, valorizando, ainda mais, o património cultural da região chamusquense. A obra contou com a colaboração da Câmara Municipal da Chamusca, das várias associações etnográficas e da banda filarmónica do concelho da Chamusca, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes.

 

 

Grandes bandas e artistas em cartaz

 

O cartaz musical, da Semana da Ascensão reserva propostas para todos os gostos. No Palco Ascensão, o programa inclui os concertos de Áurea e Marisa Liz (21 de maio), seguem-se Herman José (22 de maio), Sara Correia (23 de maio), Maninho (24 de maio), Calema (25 de maio), Ágata (26 de maio), David Antunes (27 maio), Syro (28 de maio) e Fernando Daniel (29 de maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.

 

No Palco Juventude, no Parque Municipal, o programa de concertos começa às 00h00 e segue pela madrugada dentro com a atuação dos Dj’s: Akunamatata e Dj Miguel Simões (21 de maio), The Pilinha (22 de maio), Classic Band (23 de maio), Funk Boys (24 de maio), DJ African Groove e Dj Nuno Fernandes (25 de maio), Três Sangres (26 de maio), Dj L Ttrux e Carlos Manaça (27 de maio), Declínios e Dj Pedro Galinha convida Dj Hot Crazy Boy (28 de maio).

 

Tradicional entrada de toiros, um dos momentos mais aguardados

 

Um dos pontos altos da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga ou de Ascensão, dia 26 de maio, que se realiza na EN 118, na Rua Direita de São Pedro, entre a entrada sul da vila e a Praça de Toiros, mais ou menos a partir do meio-dia. É neste dia que a vila recebe milhares de aficionados que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros na rua, e de por aqui ficarem tarde fora para a grande corrida de toiros.

 

Em quinta-feira de Ascensão festejam-se também os Dons da Terra. O dia começa pelas 08h00 com a Tradicional Apanha da Espiga nos campos da região, um símbolo muito especial dos costumes e tradições do concelho. O ramo da espiga é composto habitualmente por: espiga de trigo ou centeio, que representa fartura de pão; malmequeres, riqueza; papoilas, amor e vida; oliveira, azeite e paz; videira, vinho e alegria; alecrim ou o rosmaninho, saúde e força. Guardado em casa, o rosmaninho da espiga não deve ser perturbado na sua quietude, sendo substituído apenas no ano seguinte por outro igual, mas mais viçoso.

 

O ramo, considerado um símbolo de prosperidade e de sorte, deve ser colocado atrás da porta principal de casa e substituir-se no ano seguinte. As festividades seguem pelas 10h00, com as cerimónias religiosas, com destaque para a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, uma cerimónia com um significado profundo para a população local.

A manhã termina pela 13h30 com a degustação gastronómica da Confraria da Espiga, no Parque Municipal. 

 

Quatro noites de fado

 

Uma das grandes novidades deste ano são as noites de fado, que se realizam a partir da meia-noite no salão da União Desportiva da Chamusca.

 

O programa arranca com a “Noite de Fados Mimela”, no dia 21 de maio, numa merecida homenagem à grande poetisa chamusquense, que amava profundamente a terra que a viu nascer e que retratou como ninguém as vivências da Chamusca e das suas gentes. Nesta noite de fados serão cantados apenas poemas da sua autoria. Os fadistas presentes serão: Isabelinha, Manuel João Ferreira e Marisa Ferreira, acompanhados à guitarra portuguesa por Bruno Mira e à viola de fado por Pedro Pinhal.

 

O dia 25 é palco da noite de fados em homenagem ao grande fadista da terra, Artur Simões, que contará com João Chora na viola e voz, Bruno Mira, Paulo Leitão e Luís Petisca na guitarra portuguesa, Rui Tanoeiro, Marisa Ferreira, Isabel Rosa, Raúl Caldeira e Manuel João Ferreira na voz, Pedro Pinhal e Mário Estorninho, na viola e Rui Santos na viola baixo.

 

O dia 27 terá uma noite de fados dedicada a jovens talentos e contará com a participação dos fadistas: Simão Oliveira, Madalena Gil, Rui Tanoeiro e Francisco Gomes, acompanhados à guitarra portuguesa por Luís Petisca e à viola de fado por Armando Figueiredo.

 

No dia 28 e quase a fechar uma semana de cultura e tradição subirão ao palco do salão da União Desportiva da Chamusca João Chora e Ana Laíns, acompanhados à guitarra portuguesa por Paulo Leitão.

 

Corrida de Toiros com cartel inédito

 

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 26 de maio, feriado municipal, que ocorre por volta do meio-dia, mas que começa horas antes com a chegada das pessoas, que se vão amontoando ao longo da avenida principal da vila, numa onda de entusiasmo e de emoção. Só quem já vivenciou este espetáculo verdadeiramente mágico e único pode testemunhar a sensação única que é ver os toiros a correrem pela rua, conduzidos pelos campinos montados nos seus cavalos, cujo soar dos cascos no solo causam uma sensação mágica e única. 

 

A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.  O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista, inédita, com um cartaz único, no qual já está confirmada a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Os grupos de forcados em praça serão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Corujo.

 

Atividades e oportunidades de negócio

 

De 21 a 29 de maio seremos ainda mais o Coração do RibatejoA Semana da Ascensão é uma festa de todos para todos, mas é muito mais do que os olhos e os ouvidos podem sentir. É um estado de alma e de sentir da população do concelho da Chamusca, onde é apresentada uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objetivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da nossa região, para a atração de investimento e dinamização do tecido empresarial.

O programa completo poderá ser consultado em:

https://www.cm-chamusca.pt/ascensao