CHAMUSCA – Fados e Toiros em destaque na festa rainha

CHAMUSCA – Fados e Toiros em destaque na festa rainha

O Município da Chamusca realiza entre os dias 30 de Abril e 08 de Maio a festa rainha do concelho numa semana em que impera a música, a tauromaquia, a gastronomia e o artesanato. Numa festa de tradições, o Coração do Ribatejo, assume o fado e o toiro como elementos identitários do concelho da Chamusca, dedicando vários dias e vários espetáculos a estas temáticas, reforçando a ligação às suas raízes ribatejanas pejadas de fado e toureio.
Os cabeças de cartaz do Palco Ascensão prometem espetáculos de grande qualidade musical, com nomes como os Amor Electro, Pink Soul – Tributo aos Pink Floyd, António Zambujo, José Cid & Big Band, Saffra FF, Gonçalo Tavares e Pedro Moutinho. Este palco vai ainda receber grandes nomes do fado Chamusquense com Manuel João Ferreira no espetáculo 50 Anos a Cantar e o Festival Fado Chic que reúne desta feita os fadistas locais, destacando-se assim a identidade da Chamusca e do seu património cultural imaterial.
Num concelho que une a Charneca à Campina, os toiros vão estar na rua, com vários eventos taurinos agendados, dos quais se destacam, entradas, encierros, largadas e corridas de toiros, entre outros. O ponto alto será a tradicional Entrada de Toiros em quinta-feira de Ascensão, à qual todos os anos acorrem milhares de visitantes.
A Tasca do Fado, a funcionar no Antigo Centro Regional de Artesanato, será um dos pontos de passagem obrigatórios durante a festa. A voz e a guitarra vão estar em perfeita harmonia em tertúlias que prometem grandes noites em ambiente castiço, com os fadistas residentes, Manuel João Ferreira, João Pombinho, Joana Melo, Bernardo Espinho e Diana Vilarinho que ao longo da semana irão receber afamados fadistas convidados Miguel Ramos, João Chora, Pedro Galveias, Ana Sofia Varela, Maria Amélia Proença e Sara Correia.
Todos os anos nesta altura a Chamusca enche-se de cor, movimento e alegria pelas ruas da vila, em que as gentes da terra e os que a visitam se unem a assistir aos espetáculos, a apreciar o artesanato, a degustar a gastronomia nas tasquinhas e restaurantes. Esta é por definição a semana dos saudosos reencontros e dos fraternos convívios em que o melhor do concelho se mostra em diversas manifestações culturais que caracterizam esta vila ribatejana.