CHAMUSCA – ‘Caixa aberta’ chega às IPSS´s do Concelho

CHAMUSCA – ‘Caixa aberta’ chega às IPSS´s do Concelho

O município da Chamusca está a levar a todos os Centro de Dia, Centro de Acolhimento e Centro de Apoio Social o projeto CAIXA ABERTA, uma atividade de intervenção comunitária, que prossegue até dia 27, com uma sessão aberta à comunidade (gratuita) no cineteatro da Chamusca, pelas 16 horas, e que contará com a participação especial do músico David Antunes, num espetáculo que promete muita animação. Nos próximos dias, a Interage vai levar numa “Caixa Aberta” alegria, motivação, admiração, música, emoção, sorrisos e superpoderes, a todas as instituições seniores e trabalhadores da ação social do município da Chamusca. Ângelo Valente e Sofia Nunes, da Interage, juntaram-se ao ator/produtor Artur Rosa e ao músico/produtor Fábio Rocha para desenvolver um projeto artístico que vai mostrar de forma segura, durante 60 minutos, que os funcionários e utentes dos lares e centros de dia têm superpoderes, e que os fazem ser tão ou mais fortes do que os super-heróis que estamos habituados a idolatrar.

Cláudia Moreira, vice-presidente da autarquia e vereadora do pelouro da Ação Social, congratula este projeto e refere que o envelhecimento saudável e feliz é um dos pontos estratégicos da autarquia. O município investiu nos últimos quatro anos “mais de um milhão de euros no nosso território para as nossas pessoas e foram criados mais de 10 postos de trabalho de forma direta. É um trabalho de muitas formigas que não param e que muitas vezes nem se veem”. Cláudia Moreira adianta ainda que “muito está a ser feito, mas ainda tanto há para fazer, como por exemplo quebrar barreiras e estereótipos, não fazer sempre igual porque “sempre se fez assim”, temos de olhar uns pelos outros e colocarmo-nos no seu lugar”. O município da Chamusca tem uma especial preocupação com a população sénior do concelho, sendo que está para breve a implementação de mais e novos projetos nesta área da ação social.

Durante o mês de março decorrerão workshops, em todas as IPSS’s, que pretendem trabalhar de uma forma prática, enérgica e participativa, com os profissionais das instituições, atividades, ações e técnicas com o objetivo de tornar o ambiente institucional uma verdadeira casa. Estes workshops terão uma preocupação acrescida com a saúde mental destes mesmos profissionais, tendo em conta todos os desafios e dificuldades que tiveram de enfrentar nos últimos dois anos. Em abril será colocado em marcha o projeto “Felicidade sobre Rodas”, no qual os idosos podem experienciar um dos passeios de bicicleta mais divertidos e únicos, garantindo um dia em cheio, de pedalada, onde cada ponto de paragem é um reviver dos momentos mais especiais, aproximando os seniores à comunidade e ao melhor que a região da Chamusca tem para oferecer. A chegada à meta é celebrada com a maior alegria e emoção, onde seniores e profissionais se sentem a “camisola amarela” desta viagem única e feliz. Foto ilustrativa