Início CULTURA CARTAXO – Reis e Rainhas colocados à prova

CARTAXO – Reis e Rainhas colocados à prova

O palco da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (SFIP) recebeu jovens de todas as freguesias que ali foram contar Histórias de Emoção – foi a prova de palco que avalia a capacidade de comunicação e de expressão dos candidatos a Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo e que decorreu em Pontével no dia 26 de agosto. Subiram ao palco sozinhos ou acompanhados por amigos e familiares, convidaram rainhas, damas de honor e candidatos de outros tempos. Mais ou menos nervosos, mas sempre com um sorriso de entusiasmo, assumiram o papel de jornalistas, de locutores de rádio, inventaram concursos, partilharam receios e sonhos, tocaram viola, recitaram poemas e dançaram, em comum a mesma vontade dar o seu melhor numa prova que este ano teve como tema Histórias de Emoção – escolhido para assinalar a 30.ª Eleição da Rainha das Vindimas do Cartaxo.

A prova de Expressão e Comunicação conta para a avaliação final dos jovens que têm ainda duas provas para cumprir – apresentação de trabalho em vídeo sobre a sua freguesia e prova escrita de conhecimentos –, antes da subida ao palco que vai ocupar a Praça 15 de Dezembro, no próximo dia 16 de setembro, a partir das 21h30.

Depois de em 2016 a autarquia ter decidido trazer a Gala de Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas para a rua e de a iniciativa ter sido um sucesso de público, este ano a Gala volta a ser ao ar livre. O tema Histórias de Emoção, que já foi mote para a exposição retrospetiva que está patente ao público no Museu Rural e do Vinho desde junho passado, manteve-se na prova de palco e vai ser o fio condutor do espetáculo que a Câmara Municipal do Cartaxo está a produzir para o dia da Gala de Eleição.

Várias gerações no palco para contarem Histórias de Emoção
Ana Bernardino e Gonçalo Patrício receberam o público que encheu o auditório da SFIP para assistir à prestação dos jovens, oriundos de todas as freguesias do concelho. Os dois apresentadores explicaram que a prova de Expressão e Comunicação conta para a avaliação final de cada candidato e candidata. O júri presente na sala, mas incógnito, prestou especial atenção à empatia estabelecida com o público, à postura em palco e à expressão verbal de cada jovem.

Valada abriu a noite e escolheu um lindo jardim para uma conversa entre mães e filhos. Os dois candidatos da freguesia – Tiago Salgueiro e Tatiana Costa –, partilharam receios, mas também entusiasmo e alegria com a sua participação. Sob o olhar atento e a “língua afiada” de um homem estátua – vestido a rigor com o traje típico dos pescadores daquela freguesia ribeirinha –, lembraram o saudoso Vítor de Sousa, homenagearam as jovens de Valada que já levaram a coroa para a freguesia e partilharam a sua própria experiência desde que abraçaram o desafio de representar Valada.

Isto é Festa, o programa conduzido por Vítor de Sousa aos domingos de manhã na Rádio Cartaxo e que em 1988 deu origem à Eleição da Rainha das Vindimas, foi evocado pelos candidatos de Pontével – Filipe Caeiro e Joana Azenheira. Os jovens escolheram Histórias de Emoção, para tema de um divertidíssimo concurso de rádio que levaram ao palco e do palco ao público, fazendo todos os presentes participarem não só no concurso que revisitou a história de 30 eleições, mas também num brinde final de homenagem a Vítor de Sousa.

Sob o olhar atento da figura que marca o Monumento alusivo à Batalha de Ourique, Oleksander Skakun e Francisca Amorim, lembraram a presença de Vila Chã de Ourique ao longo da história da Rainha das Vindimas do concelho. Numa homenagem às candidatas que representaram a freguesia, contaram com a presença de três convidados muto especiais, de 1988, chegou Madalena Carvalho envergando o traje típico com que, aos 18 anos, subiu ao palco da primeira Eleição da Rainha das Vindimas, de 2009 veio Inês Pedro que arrebatou a coroa nesse ano e foi a Palmela para subir ao trono da Rainha das Vindimas de Portugal como Segunda Dama de Honor e Miss Fotogenia, José Miguel, primeiro candidato de Vila Chã de Ourique a Rei das Vindimas, veio ao palco para oferecer aos candidatos e ao público o testemunho da sua participação em 2014. A homenagem encerrou com poesia e música – Oleksander Skakun tocou viola para a voz de Francisca Amorim.

Ana Vidais, candidata da União de Freguesias de Ereira e Lapa, que se reinventou como entusiasta jornalista da Tejo Rádio Jornal, antes Rádio Cartaxo, empenhou-se de tal modo na sua pesquisa sobre a história da Eleição de Rainha das Vindimas, que acabou a viajar no tempo. Por um portal de imaginação, foi a 1988 para entrevistar aquele que levou ao palco a primeira Eleição da Rainha das Vindimas – Vítor de Sousa e desse passado não regressou sozinha, trouxe o seu entrevistado para uma vista ao presente que serviu para, de modo bem humorado, dar a conhecer ao público pormenores do concurso.

Mas como para qualquer candidato o segredo da vitória pode estar na preparação rigorosa, Rodrigo Carvalho e Margarida Semedo, de Vale da Pedra, encenaram uma reunião de trabalho. Ao partilhar receios e dúvidas, na procura da ideia mais criativa para a sua prova de palco, os candidatos lembraram as primeiras jovens que foram escolhidas ou eleitas para Rainha das Vindimas em Vale da Pedra, de momentos hoje divertidos – como o baile que parava para as candidatas desfilassem em cima de uma mesa à qual subiam por um escadote –, até à aventura vivida pela candidata de 2003, Íris Ferreira, que convidaram para a reunião e partilhou com todos a sua experiência.

A encerrar a noite, esteve Joana Catarino, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta. A dança e a poesia foram as expressões artísticas escolhidas pela candidata para um espetáculo que envolveu o público numa homenagem às edições em que as candidatas do Cartaxo foram coroadas. Interpretando os temas de 1997, 2000, 2002 e 2005 – a mitologia grega, os 500 anos do descobrimento do Brasil, o abandono dos animais e finalmente a homenagem aos Soldados da Paz. Tema que ligou à atualidade, com imagens poderosas dos fogos que assolaram o país nos últimos meses e a leitura de um poema que evocou o trabalho dos Bombeiros.

Os candidatos e as candidatas vão agora continuar o seu percurso até à Gala de Eleição. Para além das provas que terão de cumprir, devem preparar o seu desfile em traje regional e participar nos ensaios que antecederão o dia 16 de setembro. Para conhecer melhor todos os candidatos, clique aqui e fique a saber como eles olham para o futuro, o que gostam de fazer nos seus tempos livres e que qualidades e defeitos atribuem a si próprios.

Outras provas
Até 31 agosto
Entrega ao júri de vídeo de apresentação da sua freguesia (um vídeo a ser produzido em conjunto pelos candidatos de cada freguesia), que será publicado no site do Município.

Dia 11 de setembro
Prova escrita de conhecimento sobre o concelho.

Dia 16 de setembro
Participação e desfile na Gala de Eleição

A Eleição da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo é organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, conta com o apoio das juntas de freguesia, das famílias dos candidatos e com a colaboração especial de Carlos Rui Anastácio, Sandra Anastácio, Gonçalo Patrício e Ana Bernardino. Durante o decorrer das provas e na produção da Gala final, colaboram ainda empresas, associações e entidades públicas e privadas do concelho, assim como inúmeras pessoas anónimas. www.cm-cartaxo.pt