Início CULTURA CARTAXO – Oleksander Skakun e Joana Azenheira

CARTAXO – Oleksander Skakun e Joana Azenheira

A Gala de Eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo decorreu na noite de 16 de setembro. Apesar da temperatura baixa e de algum vento, o público chegou cedo e não arredou pé até conhecer os jovens eleitos – mais de mil e trezentas pessoas de todas as idades mantiveram o ambiente de festa ao longo da noite e expressaram o apoio aos candidatos. No palco que a Câmara Municipal ergueu na Praça 15 de Dezembro para receber a Gala, desfilaram muitas Histórias de Emoção – de anteriores candidatos, que abriram o espetáculo com a coreografia que lembrou as tradições vitivinícolas do concelho, passando pelo vídeo evocativo a Vítor de Sousa ou pelo testemunho de Mariana Carvalho, recentemente eleita 1.ª Dama de Honor na Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, muitos foram os momentos que emocionaram os participantes e arrancaram longos aplausos ao público.

Mas foram os momentos finais, quando os apresentadores Ana Bernardino e Gonçalo Patrício, fizeram ouvir os nomes dos eleitos, que a emoção tomou conta do palco e da plateia. Oleksander Skakun, da freguesia de Vila Chã de Ourique e Joana Azenheira, de Pontével, foram os jovens coroados Rei e Rainha das Vindimas 2017. Filipe Caeiro, também de Pontével e Joana Catarino da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, foram eleitos Primeiro Pajem e Primeira Dama de Honor, respetivamente. Rodrigo Carvalho, da freguesia de Vale da Pedra e Francisca Amorim de Vila Chã de Ourique, foram a escolha do júri para Segundo Pajem e Segunda Dama de Honor.

O candidato de Pontével, Filipe Caeiro, recebeu também o Prémio Vítor de Sousa, que distinguiu ainda a candidata da União de Freguesias de Ereira e Lapa, Ana Vidais. Este Prémio é atribuído pelos próprios concorrentes, ao candidato e à candidata que se destacam pela simpatia e companheirismo ao longo do percurso que os jovens fazem em conjunto.

Autarcas, representantes de associações e de empresas assitiram à Gala – Entre o público estiveram muitos candidatos, Reis e Rainhas eleitos em anteriores galas, presidentes e representantes de juntas de freguesia, associações e empresas que apoiaram esta edição e edições anteriores.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, que interveio lembrando o legado de Vitor de Sousa, dedicou aos jovens e às suas famílias “uma palavra especial de agradecimento”. O autarca elogiou a “lição de vida” que os jovens deixam a toda a comunidade – “a sua humildade perante as tradições que definem a nossa identidade ribatejana e o seu orgulho em honrar a nossa herança histórica, ensinam-nos que é no que temos de mais ancestral que encontramos a nossa essência”. Lembrando o contributo de “muitas pessoas que não vamos ver aqui no palco, mas que durante meses, em cada uma das freguesias, ajudaram os jovens”, assim como de “profissionais que de modo muitas vezes voluntário, dão o seu melhor para que os jovens possam brilhar e oferecer-nos esta Gala. Todos fazem deste momento uma festa de fraternidade e união em torno da nossa identidade ribatejana, rural e vínicola”.

Candidatos desfilaram três vezes perante o júri e o público – Em traje regional, casual e de gala, os doze jovens desfilaram no que constituram as últimas provas para a atribuição da pontuação final. Mas o júri, presidido por Fátima Mendes, primeira Rainha das Vindimas do Cartaxo e constituído por Joana Fabiano, de Valada, Jorge Blanco, da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Vanessa Descalço, de Pontével, Paula Abade, de Vila Chã de Ourique, Bárbara Ferreira, da União de Freguesias de Ereira e Lapa e Nuno Pompeu Antunes, de Vale da Pedra, já conheciam os candidatos nas provas que antecederam a noite da Gala.

Antes de subirem ao palco, os jovens participaram num passeio convívio pelo concelho, cumpriram a prova de expressão e comunicação e a prova escrita de conhecimento – todas a contar para a classificação final, o que exigiu aos candidadtos, não só a presença e postura necessárias a quem vai representar o concelho durante um ano, mas também a demonstração de valores como a solidariedade e o conhecimento das tradições e da história do concelho.

Oleksander Skakun e Joana Azenheira são Rei e Rainha das Vindimas – A Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2017, Joana Azenheira, é licenciada em Psicologia, tem 23 anos de idade e considera que é organizada, responsável e solidária. Para a jovem Rainha, ser exigente consigo própria, curiosa e tranquila, são as cracterísticas que mais a definem. Mas como nem a realeza está livre de uma ou outra faceta a aperfeiçoar, considera que é um pouco impulsiva, apressada e que por vezes pensa demasiado no que a preocupa. Como passatempos favoritos, escolhe a fotografia, o convívio e a visita a locais históricos.

O jovem Rei Oleksander Skakun, afirma adorar as tradições ribatejanas e aponta os passeios a cavalo e as saídas com os amigos, como os seus modos favoritos de passar os tempos livres. Com 17 anos de idade, Oleksander define-se como um rapaz simples e direto, que tem como principais qualidades ser humilde, sério e engraçado. Teimoso e um pouco preguiçoso são as características menos boas que encontra em si próprio, mas sendo uma alteza real tão jovem, certamente saberá atenuá-las enquanto Rei das Vindimas.

No próximo ano, Joana Azenheira, agora Rainha das Vindimas, vai representar o Cartaxo na Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, na qual os reis ainda não têm lugar, por este ser apenas um concurso feminino. www.cm-caratxo.pt