Início REGIONAL CARTAXO – Escola José Tagarro terá intervenções na cozinha e refeitório e...

CARTAXO – Escola José Tagarro terá intervenções na cozinha e refeitório e a instalação elétrica da EB1 de Pontével será remodelada

Cerca de 28 mil euros é o investimento previsto para dois estabelecimentos de ensino básico cujas intervenções já foram adjudicadas, aguardando apenas que a Câmara Municipal receba os documentos de habilitação das empresas que vão executar os trabalhos. A maior intervenção vai decorrer na escola básica José Tagarro, no Cartaxo, e prevê reparações na cozinha e copa – substituição de pavimento cerâmico, reparação das caleiras de escoamento, substituição das grelhas de proteção das caleiras por grelhas em aço inox, substituição de porta de madeira por porta em alumínio, pintura de tetos e paredes, substituição de azulejos e reparação da rede de águas e esgotos. A zona de refeitório, as instalações sanitárias de apoio vão ser remodeladas e a cobertura do refeitório reparada. O valor adjudicado para estas obras é cerca de 22 mil euros (20.825,00 euros + IVA). Na escola de Pontével, a intervenção vai decorrer ao nível da instalação elétrica e foi adjudicada por cerca de seis mil euros (5.470,00 + IVA).

No que se refere aos estabelecimentos de ensino no âmbito das competências na área da educação atribuídas à autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro, referiu que “desde o início do mandato, temos executado obras nas escolas do ensino básico de todo o concelho, quer por intervenção direta, quer através dos acordos de execução com as juntas, nas quais delegámos competências e às quais atribuímos verbas para a manutenção dos equipamentos escolares”, referindo que “esta descentralização de competências obteve bons resultados. Nos últimos três anos, as freguesias receberam cerca de 430 mil euros para a manutenção das escolas de 1.º ciclo e jardins de infância da rede pública”.

Outras obras como as de beneficiação na EB 2,3 de Pontével, com valor previsto de 80 mil euros, já estão orçamentadas e a construção do Centro Escolar de Pontével, foi adjudicado no início de 2017 por 1 milhão e 63 mil euros, “com 85% de apoio a fundo perdido” o que o torna o maior investimento que o concelho vai receber no âmbito do Portugal 2020, “nesta obra, o município investirá cerca de 160 mil euros de capitais próprios”, informou o presidente da Câmara Municipal.

Também a Escola Secundária do Cartaxo viu serem asseguradas obras de beneficiação, depois da reivindicação quer da Câmara Municipal, quer dos agrupamentos de escolas do concelho, junto da administração central. Em junho passado, em reunião no Ministério da Educação, com a Secretária de Estado Alexandra Leitão e os Diretores de Agrupamento, Jorge Tavares e Luís Bruno Lourenço, foi estabelecido o acordo e os procedimentos para assegurar as importantes e urgentes obras que a escola necessita.

Estão confirmados cerca de 1 milhão 147 mil euros para investimento na Escola. 85% por fundos comunitários, 7,5% do Orçamento do Ministério e outro tanto do Orçamento da Câmara. Apesar da Escola Secundária não ser competência da Câmara Municipal, a autarquia vai comparticipar em 7,5% para viabilizar e acelerar a decisão do Ministério. www.cm-cartaxo.pt