
Em Pontével, é caso para dizer que a tradição ainda é o que era – no passado domingo de Pascoela, dia 23 de abril, centenas de pessoas saíram à rua para participar ou assistir ao cortejo que reúne viaturas rurais e grupos apeados. Em todos, um tema comum – a vida da própria população representada nas sua tradições, nas profissões de outros tempos, nas personagens que ainda marcam a memória do povo e a história do dia a dia da vila. Da roupa do campo às ferramentas de trabalho, da amassadura do pão ao forno a lenha de onde saíram Caspiadas quentinhas, do chouriço a assar nas brasas ao pão de ló, da monda do arroz à descamisa do milho, do capataz que escolheu os homens e as mulheres para o trabalho nos campos à barbearia do senhor Aníbal onde a barda era cortada entre dois copinhos de vinho, foram sempre as memórias do povo que deram o mote aos dez grupos apeados e aos 16 carros alegóricos que participaram no cortejo.
Na sua 42.ª edição, a Festa serviu também para a apresentação das candidatas e dos candidatos a Rei e Rainha das Vindimas de Pontével, reinado que iniciarão em julho, mês do espetáculo final no qual os monarcas serão anunciados. Organizada pela primeira vez em 1956, a Festa dos Fazendeiros é promovida por uma Comissão Organizadora, com o apoio da Junta de Freguesia de Pontével, cujo presidente, Jorge Pisca, assistiu ao Cortejo acompanhado pelos elementos do Executivo da junta e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Luís Vieira, por Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara, assim como, por Gentil de Sousa Duarte, presidente da Assembleia Municipal.
Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que “a Festa dos Fazendeiros é um exemplo de união entre gerações, de colaboração entre coletividades, associações, empresas locais, famílias, pessoas anónimas. É o exemplo do melhor que podemos fazer quando nos unimos em nome do melhor para a nossa terra. É uma Festa construída pelas pessoas para as pessoas”. Para o autarca “a alegria que vejo em cada rosto, o orgulho de participar que é notório em pessoas de todas as idades, são os maiores responsáveis pela longevidade desta Festa, deste exemplo de afirmação da nossa cultura, da nossa identidade marcadamente rural e profundamente humanista”. A Festa dos Fazendeiros tem no Cortejo de Viaturas Rurais e Grupos Apeados um dos momentos mais relevantes, mas continuou no dia 25 de Abril com a apresentação de uma peça de teatro infantil, Farruncha, pelo Kaspiadas – Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével que encheu o Auditório Eugénio Filipe, da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense; no dia 28 de abril, terá lugar a entrega de prémios aos participantes no cortejo de viaturas rurais e exposição de janelas decoradas e no dia 30 de abril, a Junta de Freguesia de Pontével organiza outro dos momentos mais importantes da Festa dos Fazendeiros – o almoço dos Fazendeiros com mais de 70 anos. www.cm-cartaxo.pt