Início CULTURA CARTAXO – Cartaz do Reverence Festival inclui novos nomes de peso

CARTAXO – Cartaz do Reverence Festival inclui novos nomes de peso

O cartaz do Reverence Festival inclui novos nomes de peso para a edição de 2016 que se realiza nos dias 8, 9 e 10 de setembro em Valada, no Cartaxo. As confirmações mais recentes incluem The Brian Jonestown Massacre, The Raveonettes, Fat White Family, A Place To Bury Strangers, The Japanese Girl e The Black Wizards no dia 9 de setembro além de The Sisters Of Mercy, Mars Red Sky, Steak e Earth Drive no dia 10 de setembro.

Novas confirmações:

THE SISTERS OF MERCY
(10 setembro)

Uma das maiores e mais influentes bandas dos anos 80, os The Sisters of Mercy regressam a Portugal para encabeçar o Reverence Festival Valada. Depois de um concerto memorável no Coliseu dos Recreios em 2009, a banda liderada por Andrew Eldritch retorna a Portugal para um espetáculo único, fora do âmbito de digressão.

Apesar de se manterem ativos com inúmeros espetáculos ao vivo durante os últimos anos, The Sisters Of Mercy não editam um disco de originais desde 1990, altura em que lançaram «Vision Thing». Assim, o alinhamento deste concerto em Valada percorre os vários sucessos da banda de “Temple of Love” e inclui vários temas originais nunca editados e que têm sido a grande referência dos espetáculos destes ícones dos 80s.

THE BRIAN JONESTOWN MASSACRE
(9 setembro)

Uma estreia absoluta em Portugal. Apesar de nunca terem dado o salto para o mainstream, os BJM têm uma legião de seguidores em todo o mundo, são uma das mais respeitadas bandas do panorama “Psych” da atualidade e um porta-estandarte do género. A banda é, também, famosa pelos seus concertos energéticos. Atualmente, integram na sua formação Ryan Carlson Van Kriedt de Dead Skeletons e The Asteroid #4. A genialidade de Anton Newcombe, membro de referência da banda, pode ser vista no premiado “DIG”, documentário que junta a vivência da banda com os seus amigos The Dandy Warhols, co-produzido pelo realizador e produtor português Vasco Nunes. A banda existe desde 1990, ano em que se formou em São Francisco, e celebra, este ano, o 25º aniversário das suas digressões que têm sido lendárias. Lançaram “Revelation”, o seu trabalho mais recente, em 2014 e na passada edição do Reverence Festival, alguns dos atuais membros da banda passaram por Valada.

THE RAVEONETTES
(9 setembro)

O duo dinamarquês aceitou o desafio de lançar um novo tema original, através do seu website oficial, todos os meses durante o ano de 2016. Assim, têm reunido cada vez mais seguidores. A dupla formada por Sune Wagner e Sharin Foo apresenta-se em Valada no dia 9 de setembro como uma das grandes atrações do evento.

FAT WHITE FAMILY
(9 setembro)

Uma das maiores sensações do momento em Inglaterra, estes rockers deram muito que falar com o seu álbum de estreia “Champagne Holocaust” em 2013. Em 2016 são, seguramente, uma das atuações mais interessantes do momento, tendo sido mesmo nomeados para Melhor atuação ao vivo pelo NME. Vêm a Valada mostrar o que de mais “fresco e interessante” se anda a fazer por terras de nossa majestade.

A PLACE TO BURY STRANGERS
(9 setembro)

Este trio dispensa apresentações. Depois de um concerto memorável em 2014, regressam a Valada para mais uma descarga elétrica e mais uma performance que, certamente, ficará na memória dos presentes. Já com uma pequena legião de fãs em Portugal, apresentam o mais recente trabalho Transfixiation, editado em 2015.

MARS RED SKY
(10 setembro)

Estiveram em digressão durante 5 anos seguidos após o lançamento do seu álbum de estreia, gravado no mítico deserto de Bardenas. Passaram pelos palcos de festivais de referência como Eurockéennes de Belfort (Fr) Hellfest (Fr), Roadburn (NL), Desertfests de Londres e Berlim, Sziget Festival (Hun), SXSW (USA) entre outros. Lançaram o álbum “Apex III – Praise for the Burning Soul” em fevereiro deste ano e apresentam-no em Valada com a energia e qualidade que lhes tem sido reconhecida por vários críticos internacionais.

STEAK
(10 setembro)

Esta banda de quatro elementos desenvolveu uma forte relação com o underground do rock n roll. Depois de dois EP aclamados pela crítica, lançam o seu álbum de estreia “SLAB CITY” em 2014 com a lendária editora Napalm Records. Seguiram-se vários concertos pela Europa e presenças em festivais, reforçando os Steak como uma das novidades mais interessantes a ter em conta. Além das novidades internacionais, o Reverence Festival integra projetos nacionais que se destacam dentro do universo musical do festival. Assim, depois da confirmação dos Mécanosphère de Adolfo Luxúria Canibal para um dos palcos principais do Reverence, seguem-se, agora, três nomes que muito têm dado que falar no underground português:

THE JAPANESE GIRL

Depois de assinarem contrato discográfico com a editora espanhola Munster Records, editaram o incrível “Sonic-Shaped Life”. Chegam a Valada depois da sua primeira digressão europeia.

THE BLACK WIZARDS

Stoner no feminino, a promover o seu primeiro trabalho intitulado “Lake of Fire”, edição da Raging Planet.

EARTH DRIVE

Os rockers Earth Drive (também editados pela Raging Planet) apresentam em Valada o mais recente trabalho “Planet Mantra”.